Sabores imperdíveis: Os 11 Melhores Restaurantes em Ouro Preto, Minas Gerais
Quer saber quais os melhores restaurantes em Ouro Preto, Minas Gerais? Essa é a lista certa para você.
Sabemos que você quer provar o melhor da culinária mineira na sua viagem. Essa pode ser a cidade perfeita para isso, já que tudo em Ouro Preto remete às raízes e à tradição.
Os pratos mineiros são famosos no Brasil inteiro, e não é para menos. Você não pode deixar de provar os pratos mais famosos, ainda mais em um lugar tão ligado às raízes como Ouro Preto.
Os 11 Melhores Restaurantes em Ouro Preto, Minas Gerais:
Confira, a seguir, nossa lista dos melhores restaurantes da cidade. Ademais, para economizar na viagem, use os nossos cupons de desconto abaixo:
Restaurante Casa dos Contos
A primeira opção de restaurante é o Casa dos Contos, um dos lugares mais conhecidos e tradicionais de Ouro preto. Localizado no centro histórico, a Casa dos Contos já serviu de moradia para a família do famoso Padre João Macedo.
A decoração é rústica, com elementos que preservam a história desse lugar. O cardápio é recheado dos pratos mais tradicionais da culinária mineira, como leitão à pururuca, feijão-tropeiro, tutu, mas também massas, carnes e peixes. A costelinha com cebola e tutu de feijão é especialmente elogiada.
O Restaurante Casa dos Contos fica na Rua São José, 12 – Centro de Ouro Preto. Seu funcionamento vai de segunda a sábado, das 12 horas às 15 horas e das 19 horas às 22 horas. Aos domingos, das 12 horas às 15 horas, apenas.
Restaurante Bené da Flauta
O Bené de Flauta, como o Casa dos Contos, também fica em um casarão antigo e restaurado no centro histórico. O ambiente é confortável e aconchegante, muito cultural.
Além dos pratos típicos, como a costelinha com cebola, você também vai poder provar as especiais cachaças artesanais muito diversas e para todos os gostos.
O atendimento é especialmente elogiado pela educação e pela simpatia dos funcionários.
Você sabia que o nome é inspirado no músico Bené da Flauta, que tocava pelas ruas de Ouro Preto e costumava se apresentar nesse restaurante:
O Restaurante Bené da Flauta fica na Rua Direita, 168 – Centro de Ouro Preto. Seu funcionamento é de terça a domingo, das 12 horas às 15 horas, e das 19 horas às 22 horas.
Restaurante Chão de MinasO Restaurante Chão de Minas é um dos mais conhecidos da região, e não é para menos. Parte da pousada Chão de Minas, mas autônomo, esse lugar abre diariamente para almoço, das 11h e 30 às 15h das terças as sextas e horários mais estendidos em finais de semana e feriados.
O ambiente é amplo, cercado de piscina e jardim, árvores próprias da região e ar puro. A equipe é especialmente elogiada pela simpatia constante.
Lá você vai poder experimentar pratos como camafeu de camarão e berinjela em conservas como entradas, salmão premium grelhado com ervas ou picanha de novilho especial de pratos principais e uma torta alemão como sobremesa.
O Restaurante Chão de Minas fica na Rua Conselheiro Quintiliano, 28 – Centro de Ouro Preto.
Quê Cê Qué Restaurante
O Restaurante Quê Cê Qué não é só um lugar com nome criativo. É um lugar muito especial que serve pizzas, petiscos e pratos muito apreciados na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais.
O espaço é simples, quase secreto, rústico e confortável, ideal para qualquer tipo de viajante e de visitante.
Você ainda vai poder pedir drinks como Nevada ou drinks com apelidos interessantes como Coitádoce, Cêquisabe, Cêbesta e muitos outros.
Esse restaurante fique na Rua Conde Bobadela, n°82 e funciona todos os dias, exceto nas terças feiras.
Calabouço Gastro Pub
O Calabouço Gastro Pub reúne elementos regionais, a cozinha francesa e italiana. É um dos restaurantes mais bem avaliados no tripadvisor e está aberto para o almoço e para o jantar, das 12 horas às 00:00 horas.
Explorando o menu, você vai encontrar entradas como linguicinha de costela Angus defumada, o chamado filé Ouro Preto, com tiras de baby beef ao molho rostí, pancetta à Pururuca e muito mais.
Você também pode experimentar os hamburgueres especiais da casa, ou pratos principais como o Medalhão Basílico ou o elogiadíssimo Stinco São José, composto por um stinco suíno assado por doze horas, purê de madioquinha e mix de cogumelos.
O Calabouço Gastro Pub fica na Rua Conde de Bobadela, 132, centro de Ouro Preto.
Restaurante Casa do Ouvidor
O Restaurante Casa do Ouvidor funciona no segundo piso de um prédio histórico restaurado, que mantém móveis da época.
A vista de lá é uma vista deliciosa e tranquila da cidade, e você pode experimentar pratos como filé de frango com creme de milho, acompanhados com arroz – uma combinação imbatível.
O Restaurante Casa do Ouvidor fica na Rua Conde de Bobadela, 42, centro de Ouro Preto.
Café Geraes
O Café Geraes é sempre uma grata surpresa para quem conhece Ouro Preto. Nesse restaurante você pode curtir uma comida deliciosa e piano bar às quintas, sextas e sábados a partir das 20 horas.
No entanto, não para por aí. Basta descer as escadas que você chega no Bar Escadabaixo, onde, além do jazz, você vai poder aproveitar a atmosfera descontraída do lugar ao som de rock.
Você estará bem servido nos dois lugares, que unem alta gastronomia e tradição da boa e simples comida mineira, formando, assim, o combo perfeito.
O Restaurante Café Geares fica na Rua Conde de Bobadela, 122 – Centro de Ouro Preto.
Restaurante Tiradentes
O Restaurante Tiradentes é a opção perfeita para que busca um lugar tradicional e delicioso para conhecer bem a culinária mineira sem gastar muito.
Apesar de ficar em um local bem turístico, a Praça Tiradentes, esse restaurante tem valor fixo para o buffet que você pode aproveitar sem limitações.
É lá que você vai poder aproveitar uma comida mineira, boa, sem desembolsar muito. O lugar é simples, mas oferece tudo que você precisa para uma boa refeição mineira.
O restaurante Tiradentes fica na Rua Amália Bernhaus, centro de Ouro Preto.
Restaurante Seu José
O Restaurante Seu José tem um ambiente lindíssimo, que inclui área interna com iluminação suave e área externa com mesas cobertas e e ótima vista. Esse lugar fica ao lado do Museu dos Contos, na Rua São José.
Lá você vai poder provar pratos como ravioli de massa fresca recheado com queijo de cabra e ragu de linguiça, ou pratos inspirados na culinária portuguesa, como arroz cremoso de bacalhau, ovo mole e queijo minas.
Há dias com música ao vivo e o horário de funcionamento é o seguinte: domingo, das 12h às 17h, segunda das 12h às 22h, sexta e sábado das 12h às 23h e quinta das 18h às 23h.
Ópera Café
Apesar do nome, o Ópera Café oferece ótimas opções de pratos para refeições completas, mas também entradas como saladas e caldos.
Lá você vai poder experimentar um ótimo filé mignon grelhado com batata, farofa e arroz, além de risotos e pratos com salmão.
O cardápio tem lanches como pão de queijo, e muitas opções de café para você experimentar e ter uma experiência muito boa num ambiente calmo e bem decorado.
O Ópera Café fica na Rua Conde de Bobadela, 75, centro de Ouro Preto, e abre diariamente das 10 horas às 20 horas.
Restaurante O Passo Pizza Jazz
Para fechar essa lista, não deixe de ir em um dos restaurantes mais bonitos de Ouro Preto, o Passo Pizza Jazz, que é ricamente dividido em ambientes que misturam natureza e história.
Você pode optar por pratos que se dividem em menus, com entrada, prato principal e sobremesa, elaborados por chefes de cozinha renomada e, ainda assim, típica, ou pode pedir pizza, uma das especialidades da casa.
O risoto de funghi secchi é especialmente elogiado, e você pode pedir um chopp artesanal local para acompanhar.
Outras Informações sobre Ouro Preto, Minas Gerais
Onde ficar em Ouro Preto
Existem diversas hospedagens incríveis na cidade, e muitas delas são monumentos antigos que remetem à história de Minas Gerais. Você pode conferir esses locais aqui:
A gastronomia de Ouro Preto, Minas Gerais
E como não falar sobre pratos típicos da culinária mineira, depois de falar sobre todos esses restaurantes maravilhosos?
A gastronomia de Minas Gerais é muito rica, e várias pessoas a consideram a melhor comida do Brasil – ou, pelo menos, uma das melhores. Ela conta com influências da culinária indígena, africana e portuguesa – como resistir a essa junção e esse tempero?
Dificilmente você vai resistir.
Temos abaixo alguns pratos que você pode experimentar. Confira:
Feijão Tropeiro: Esse é o prato típico da culinária mineira, feito com feijão cozido com grãos diferentes das outras receitas pelo Brasil. Ele tem linguiça, bacon, torresmo, couve, ovos misturado e, por fim, farinha de mandioca.
Tutu de Feijão: Esse é o prato feito com feijão cozido e refogado, com pedaços de carne de porco e farinha de mandioca, servido com arroz branco. Ele é batido e pode ser servido também com ovos cozidos, torresmo e bacon.
Frango com Quiabo: Esse é o prato que consiste em frango cozido com quiabo, muito bem temperado com alho, cebola, tomate e pimenta, e vale muito a experiência. Dizem que o sabor do frango com quiabo feito com frango caipira é diferenciado.
Pão de Queijo: Esse com certeza todos sabem e todos querem, e todos já experimentaram. Como não experimentar o pão de queijo no lugar em que ele foi criado? Quem não conhece e ama o pãozinho de massa deliciosa, feito com polvilho azedo ou doce e queijo (ou, melhor ainda, queijo minas!) assado no forno. É um dos pratos mais famosos da culinária mineira e é consumido a qualquer hora do dia – porque é irresistível, claro. Existem adaptações veganas, uma delas conhecida como “pão de beijo”.
Galinhada: prato feito com frango refogado geralmente acompanhado por arroz, açafrão, cebola, alho, tomate e pimenta. É servido com um caldo de galinha, geralmente feito com o próprio frango cozido.
Leitão à pururuca: prato feito com leitão assado e a sua maior característica é a pele crocante. Quase sempre é acompanhado de arroz branco, feijão-tropeiro, couve refogada e laranja. É um prato fantástico só de ler a descrição, não é?
Doce de Leite: um dos doces mais tradicionais e amados da culinária mineira. É mania nacional, mas o doce de leito mineiro é diferenciado. O doce de leite da cidade de Viçosa já ganhou diversos prêmios.
Queijo Minas: Mais um ouro da região, o queijo típico da culinária mineira é feito com leite cru de vaca e sal. É utilizado em diversos pratos da culinária mineira e também pode ser consumido puro ou com goiabada cascão, no famoso romeu e julieta. A goiabada cascão é diferente por ter pedaços da casca no seu interior.
Esses são apenas alguns exemplos de pratos, porque a lista de delícias é infinita e é para todos os gostos, inclusive com boas adaptações vegetarianas e veganas.
Talvez você queira ficar mais tempo por lá só para poder experimentar vários desses pratos.
Como chegar a Ouro Preto, Minas Gerais?
No geral, turistas de outros estados tendem a chegar a Minas Gerais a partir de Belo Horizonte, a capital.
Se você estiver de carro, para chegar até Ouro Preto, basta pegar a BR 356, uma rodovia conservada e com boa sinalização. A viagem dura entre uma e duas horas, a depender do clima, da época do ano e do movimento.
Não se preocupe: Se você não estiver de carro, é fácil ir de ônibus de Belo Horizonte para Ouro Preto, e a viagem dura em média duas horas apenas.
Conclusão
Considerações finais sobre os melhores restaurantes em Ouro Preto, Minas Gerais
Os passeios históricos são certeza para viajantes que vão até Ouro Preto. No entanto, nada mais interessante do que comer bem. Por isso, achamos que essa seleção pode te ajudar.
Não deixe de conferir nosso Guia Completo de Ouro Preto, nossas seleções de hospedagem e o ranking de excelentes bares que você vai encontrar por lá.
Outra cidade histórica que merece sua visita é Mariana. Você consegue, inclusive, fazer ótimas viagens de passeio de Ouro Preto para Mariana e vice e versa.
Não deixe de visitar Ouro Preto e confira nossos outros guias de viagem, como o nosso guia de como economizar em passagens aéreas para o caso de você precisar desse tipo de locomoção para chegar até essa cidade linda.
Até mais, cupomzeiros! Conte para nós para qual restaurante você vai primeiro.