Intermares Tawny é bom? Vale a pena? #Review
O Intermares Tawny é o melhor vinho do Porto da vinícola Messias, uma das mais famosas de Portugal. Nesse sentido, mais da metade da produção vai para a exportação, pois a bebida agrada muitos paladares. Então, conheça os detalhes desse rótulo.
Intermares Tawny
Esse Porto da Cave Messias tem graduação alcoólica de 19,5% e vem em embalagem com 750 ml. Além disso, veja na sequência os demais aspectos desse vinho, conforme descrição da vinícola:
- Açúcar residual: 98 g/litro;
- Cor: vermelha com reflexos violeta;
- Sabor adocicado, com boa acidez;
- Uvas tintas dos tipos: barroca, roriz, cão e nacional;
- Região de produção: Douro, Portugal;
- Não possui uma safra específica, pois é produzido de forma contínua;
- Pronto para consumo, não é preciso decantar;
- Amadurecido em tonéis de carvalho.
O sabor doce e encorpado o torna ideal para acompanhar entradas e sobremesas, bem como, servir como aperitivo. Sua família olfativa lembra notas de frutas vermelhas com um tom amadeirado ao final.
Características especiais
O Intermares Tawny é obtido a partir de um mix de uvas, que usa o potencial de cada tipo. Desse modo, o resultado é um vinho equilibrado, com notas doces e frutadas, além de ter um final longo no paladar.
Feito pelo método do desengace parcial, ele passa pela fermentação a uma temperatura entre 24º C e 28º C. Quando atinge o nível de doçura ideal, o processo é interrompido pela adição da aguardente vínica.
Amadurecimento
Uma vez concluída essa etapa, a bebida segue para os tonéis de carvalho. Nesse sentido, fica lá até ser engarrafado e encaminhado para venda. Cerca de 65% da produção vai para exportação, por isso, ele está presente em vários países.
Material e design da garrafa do Intermares Tawny
A garrafa do Intermares Tawny é confeccionada em vidro de boa espessura e cor escura. É um pouco mais alongada do que outros modelos de vinho do Porto. O rótulo escuro traz o desenho de uma caravela, que faz referência ao nome da bebida.
O título escolhido não poderia ser mais adequado. Afinal, desde o início de sua produção, a Cave Messias passou a exportar seus produtos para vários mercados da Europa. Com o passar dos anos, isso se expandiu para os demais continentes.
Simplicidade
A garrafa desse Porto é simples, o que combina bem com o conceito da bebida. Afinal, esse é um vinho honesto e que traz sabores menos complexos. Ainda assim, cada detalhe da produção carrega o cuidado quase artesanal que é marca da Cave Messias.
Composição e sabores do produto
O Porto da Cave Messias é um assemblage, ou seja, leva um mix de diferentes variedades de uvas. Desse modo, dentre os tipos de frutas que fazem parte da mistura estão:
- Uva Touriga Nacional;
- Tinta Barroca;
- E ainda as Tintas Cão e Roriz.
Com o processo de fermentação por desengace parcial há um maior proveito das substâncias contidas nas cascas. Assim, o vinho resulta em um cor viva e paladar marcante que persiste na boca.
Experiência gustativa
Ao provar a bebida, o principal sabor que se apresenta é adocicado com notas de frutas vermelhas. Além disso, o álcool fica bem integrado, bem como, tem acidez equilibrada. Portanto, é suave e agradável.
O Intermares Tawny é ideal para qualquer situação?
Por ser um vinho mais encorpado e doce, o Intermares Tawny é ideal para servir como aperitivo. Desse modo, pode acompanhar entradas ou sobremesas, assim, harmoniza muito bem com alguns alimentos, tais como:
- Frutas secas;
- Queijos curados ou cremosos, como o brie, por exemplo;
- Sobremesas a base de chocolates;
- Doces em caldas e compotas.
A temperatura correta para serviço desse vinho é entre 12º C a 16º C. Assim, ele preserva suas características principais e permite explorar todo o leque de sabores.
Diferenciais
Todo o processo de produção do vinho da Cave Messias é feito em suas propriedades. Nesse sentido, os enólogos acompanham desde o plantio das vinhas e escolha do blend que vai compor o produto.
Com isso, a vinícola fez diversos testes com variedades de uvas portuguesas. Enfim, chegou a mistura atual, que combina frutas de alta qualidade para a produção de vinhos finos.
Vinho tipo exportação
Conhecida no mundo todo por sua qualidade, o Intermares Tawny mantém o padrão da casa Messias. Desse modo, é um vinho equilibrado e aromático. No olfato, tem notas de frutas vermelhas em compota, com toques de baunilha.
O amadurecimento em tonéis de carvalho contribui para equilibrar a acidez da bebida. Assim, ele se torna um produto adocicado ideal para consumir antes ou depois das refeições.
Prós do Intermares Tawny
O vinho possui boas avaliações por parte dos consumidores e tem boa saída no mercado. Então, confira os principais destaques positivos desse produto, conforme resenhas de quem já provou:
- Sabor agradável e adocicado;
- Boa escolha como aperitivo;
- Aroma intenso e frutado;
- Harmoniza bem com pratos doces e entradas;
- Tem leves notas de baunilha;
- Acidez equilibrada.
Mesmo sendo um vinho importado e de alta qualidade e tradição, o Intermares Tawny tem um preço acessível. Nesse sentido, pode ser encontrado em lojas do ramo por cerca de R$ 80. Então, é uma opção com ótimo custo-benefício e ideal, inclusive, para presentear.
Contras do Intermares Tawny
No aspecto negativo, alguns clientes sentem o sabor muito adocicado, o que não agrada a todos. De fato, a concentração de açúcar na bebida chega a quase 100 g/litro. Além disso, veja outros pontos destacados que pesam contra ele:
- Acidez elevada;
- O álcool é muito forte no paladar;
- Não tem uma presença marcante;
- Deixa um leve amargor ao final.
Como o vinho não passa por um longo processo de amadurecimento, não é tão equilibrado quanto esperado. Desse modo, há outras opções no mercado que apresentam uma experiência sensorial mais intensa.
Vale a pena comprar o Intermares Tawny?
O Intermares Tawny é um bom vinho, que traz a qualidade a tradição de uma vinícola com quase um século de existência. Nesse sentido, toda a produção é local e os processos preservam a história do produto original.
Mesmo assim, aos poucos foram inseridas as novas tendências e estudos para melhorar a produção. Então, passou-se a um longo estudo para chegar ao mix de uvas regionais que se usa na produção desse Porto.
Bom custo-benefício
Para quem é um apreciador desse tipo de rótulo, o vinho é uma boa opção para provar. Afinal, ele é encorpado e aromático, vai bem como aperitivo ou para acompanhar entradas e sobremesas.
Vale lembrar que cada paladar é único, então, a experiência ao provar o vinho também é muito particular. Por isso, vale a pena dar uma chance a esse rótulo, uma vez que reúne todos os aspectos de uma bebida de qualidade.