Em se tratando de vinho rosé, você deve priorizar alguns quesitos. Primeiramente, escolha entre vinhos nacionais e importados. O Brasil está entre os 20 maiores produtores de vinhos rosés do mundo. Logo, se for escolher algum nacional, opte por aqueles originários do Rio Grande do Sul, da região da Serra Gaúcha.
Os vinhos rosés da América do Sul são feitos, geralmente, com várias espécies de uvas. Já os da França são considerados os melhores, já que lá é o berço do vinho rosé, na região de Miervois, no sul do país.
Os vinhos rosés franceses possuem as características de serem leves e delicados. Os rosés também se destacam na Argentina, Itália, Portugal e Espanha.
Outro quesito é se atentar à escolha da uva utilizada. Pinot Noir e Merlot originam rosés mais leves e claros. Já as uvas Sangiovese, Malbec e Syrah são para quem gosta de vinhos mais encorpados.
Leve em conta também se o vinho é suave ou seco. A quantidade de açúcar é que vai determinar isso. Os vinhos secos possuem menos de 4 gramas de glicose por litro e são mais frescos no paladar.
Já os suaves têm mais de 25 g/L. Logo, isso afeta o sabor e a forma como você irá harmonizar com os alimentos, uma vez que os vinhos suaves são mais difíceis de harmonizar.
Por fim, na hora de comprar, prefira as safras mais recentes, com até 3 anos, para esse tipo de vinho. Verifique o preço, se cabe no seu bolso, e também o fornecedor de onde está comprando.
Opte por lojas confiáveis e que vendem vinhos originais e de qualidade. Seguindo essas dicas, com certeza você estará adquirindo o melhor vinho rosé!
Chegamos ao final do nosso TOP 7! Deu para notar que há muitas opções boas no mercado, hein?! Há produtos ótimos e de boa qualidade. Sabendo usar nossas dicas, dá para fazer boas compras e adquirir ótimos vinhos rosés.
Espero que essa lista tenha te ajudado a entender melhor esse mundo dos vinhos, sem precisar ser um sommelier, para poder comprar o melhor vinho rosé! Se você gostou deste artigo, deixe um comentário e compartilhe!
Você também pode se interessar:
Até a próxima!