Não é difícil escolher um bom saleiro. Ainda mais tendo em vista que existem ótimas marcas no mercado que estão sempre prontas para atender às necessidades dos consumidores e se aperfeiçoar quando necessário.
No entanto, sempre é bom notar alguns detalhes que podem fazer toda a diferença de um produto para outro. Esses pontos são melhor abordados a seguir.
Material
O vidro é um dos materiais para saleiro mais comuns de se encontrar no mercado, mas nem todas as pessoas gostam dele, por ter baixa resistência a quedas. Se você derrubar um saleiro de vidro, é muito provável que ele quebre, ainda que tenha uma espessura grossa e aparentemente resistente.
Por outro lado, sua vantagem é que praticamente não há riscos de acumular fungos e bactérias, na maioria das vezes. Outro material que é frágil na queda é a cerâmica, mas ela também tem seu lado positivo: não risca facilmente e tem boa resistência térmica.
Já o inox é extremamente resistente a quedas e impactos. Por isso, se você precisar de um saleiro que seja manuseado com frequência, o inox é uma ótima escolha. Para um saleiro de parede, por exemplo, não é necessário que ele seja tão resistente, desde que tenha sido pregado de forma firme e segura.
Há outros materiais usados na confecção de saleiros, mas esses são os mais comuns.
Dimensões
Para adquirir qualquer produto, é preciso verificar primeiro se você tem espaço para armazenar esse item. Não observar isso é a receita para a desorganização, pois você terá que forçar um espaço na sua cozinha que não existe naturalmente, abrir caminho a qualquer custo.
De modo geral, um saleiro não toma tanto espaço, então não há muito com o que se preocupar. Entretanto, veja se você vai querer adquirir um modelo maior ou menor, para planejar melhor a organização da cozinha.
Design da Tampa
É fundamental que um saleiro tenha tampa, até para proteger o tempero de insetos e poeira do ar.
Algumas tampas são giratórias e contém mais de uma opção de abertura: buraquinhos maiores, menores ou em outros formatos além do convencional.
É um ponto irrelevante para várias pessoas, mas outras preferem especificamente saleiros que tenham esse tipo de tampa, então se você é uma delas, preste atenção nisso.
Se há uma cozinha sem saleiro, não é regra, é uma exceção. Isso mostra o quanto esses objetos são importantes, pois carregam e armazenam o condimento que é provavelmente o mais relevante para nossa culinária.
Os saleiros existem em variadas formas, tamanhos e modelos, sendo também produzidos pelas mais diversas marcas. Cabe ao consumidor decidir qual o produto que melhor combina com seu estilo e fica mais adequado em sua cozinha.
Agora que já apresentamos nosso TOP 7 e demos ótimas dicas para uma boa compra, queremos saber de você: já pensou em adquirir alguns dos saleiros que foram mostrados ao longo do texto? Diz para a gente!
Até a próxima, Cupomzeiros!