Para comprar qualquer produto que seja, é sempre melhor analisar as possibilidades para comprar um que nos atenda de forma mais eficaz. Com os protetores bucais, não é diferente.
Aqui, mostramos algumas dicas do que levar em consideração quando for comprar o seu.
Modelo simples ou duplo
Um detalhe importante a se levar em conta é se você precisa de um protetor bucal simples ou duplo.
O simples é aquele que cobre apenas a arcada dentária superior.
Além de ser versátil e combinar com várias modalidades de esportes, ele dá mais liberdade para respirar, falar, ingerir líquidos e até mexer os músculos da região facial.
Por outro lado, o modelo duplo é aquele que protege tanto a arcada dentária superior como também a inferior. Esse é indicado para pessoas que usam aparelho ortodôntico.
Ele é ideal porque protege a gengiva dos “ferrinhos” do aparelho, que podem ser cortantes em caso de impacto.
Material
A escolha do material do seu protetor bucal pode fazer toda a diferença no conforto. Às vezes, você não se dá bem com determinado tipo de estrutura e, nesse caso, é ideal buscar aquela que melhor se adeque ao seu gosto.
A maioria dos protetores bucais é feita em EVA ou silicone, ainda que existam outras opções além dessas. O EVA costuma ser muito mais resistente, adequado para proteger de impactos.
Nesse caso, se você for praticar um esporte pesado, com chances de acidentes, talvez um protetor bucal de EVA te proteja melhor.
Já o silicone costuma ter uma estrutura um pouco mais frágil. Cumpre o papel de proteção e segurança, sim, mas tem uma capacidade relativamente menor de absorver impactos e baques.
Armazenamento
Embora seja um produto muito útil para a vida do atleta, o protetor bucal também pode causar riscos à sua saúde quando mal armazenado.
Imagine que o indivíduo não tenha uma caixinha específica para guardar o objeto e este acabe tendo contato com substâncias nocivas ou mesmo fungos e bactérias. Isso pode causar mal à saúde, motivo pelo qual as marcas desenvolveram caixinhas específicas para o armazenamento dos protetores.
Muitas marcas incluem a caixa na própria venda do protetor, o que poupa o tempo e o esforço de procurar esse produto avulso para comprar.
Por isso, para sua maior comodidade, talvez seja uma boa ideia adquirir um protetor bucal que já venha com a caixinha de armazenamento.
Aparência e Design
Tendo em vista a funcionalidade, o fator estético de um protetor bucal é um aspecto secundário, mas, ainda assim, importante para várias pessoas.
O que vem em primeiro lugar, claro, é a segurança que o produto traz. Porém, não há motivos para não buscar um protetor bucal com um design bonito e bem trabalhado.
Alguns contam com o nome da marca na parte frontal (a área que fica aparecendo), outros fogem das cores básicas como preto, branco ou transparente.
Há ainda aqueles que apostam em desenhos divertidos, como os dentes de um tubarão, por exemplo.
É de conhecimento geral que praticar esportes faz bem para a saúde. Entretanto, a prática de atividade física deve ser feita com o máximo de segurança possível.
Nesse ponto, os protetores bucais são produtos essenciais para impedir lesões e machucados.
Neste texto, apresentamos uma lista com os melhores protetores bucais do mercado para te ajudar a escolher o que melhor se adapte às suas necessidades.
Demos dicas, também, do que considerar quando for comprar um.
Agora queremos saber sua opinião: você pratica alguma atividade física que exige o uso de um protetor bucal? Desta lista, passou a considerar comprar algum? Diga nos comentários!
No mais, saiba que se você quer melhorar sua saúde, temos ótimos produtos para te indicar, tais como óleos de girassol para pele, secativos para espinha, cicatrizantes, óleos de babosa e óleos de abacate!
Por hoje é só, mas em breve retornaremos com novas dicas incríveis para vocês!
Leia também:
Até mais, Cupomzeiros!