Procalc é boa? Vale a pena? #Review
A Procalc é a melhor calculadora científica, afinal, ela tem mais de 240 funções e possui um visor neutro. Sendo assim, veja neste artigo se vale a pena comprar esse produto bem completo e que, acima de tudo, possui um custo médio entre R$ 100 a R$ 150.
Procalc
Esse modelo de calculadora científica é um aparelho de médio custo e que promete várias funções. Em seguida, veja os pontos importantes da ficha técnica do produto:
- Marca: Procalc;
- Fábrica: CHTech;
- Cor: preto;
- Dimensões: 22.5 x 12 x 3 cm; 160 g;
- Material: plástico;
- Visor: 2 linhas;
- Peso: 212 gramas (bruto com embalagem);
- Dígitos: 10+2.
O valor varia entre um pouco mais de 100 reais, a depender da loja. Com isso, acompanhe esse artigo e avalie se vale a pena ou não comprar esse equipamento.
Sobre a marca
Não foram encontradas informações sobre a marca. Ainda mais, a empresa possui conta no site do Reclame Aqui, porém, não é ativa e por isso, não possui índice ou reclamações resolvidas.
Quando se trata do e-commerce, se nota que ela é focada na área de calculadoras. Dessa maneira, possui diversas opções disponíveis no mercado.
Características especiais
O produto possui um visor natural, que permite que o usuário veja o cálculo enquanto ele é feito. Ainda mais, são ao todo 240 funções possíveis nesse aparelho. Por fim, ela possui operações especiais, como os de:
- Constantes científicas;
- Vetores;
- Função Solve;
- Cálculo com complementos de 1 e 2;
- Matrizes.
Qual a diferença da calculadora científica?
A maior diferença deste aparelho é o fato dele conseguir fazer contas de matemática mais avançadas. Então, aqueles que estão no ensino médio ou cursam matemática, economia ou algo na área de exatas, precisam de uma dessas.
Enquanto uma comum supre apenas algumas necessidades básicas, como as de fazer soma, divisão e subtração, a científica faz muito mais. Aliás, existem modelos que ultrapassam 400 funções.
Design e material da Procalc
Feito em plástico, a Procalc possui um design simples e comum, mas que não deixa a desejar. Nesse sentido, são cinco botões azul escuro, dois em verde água e os demais em preto. Já na parte de baixo, ficam as teclas numéricas e em cima as de funções.
Tipos de calculadoras científicas
Existe a convencional, que é a mais usada e a mais básica de todas elas. Além disso, há a gráfica, que faz diversos cálculos e possui uma vantagem, pois eles podem ser analisados por meio do visor.
A programável já é mais interessante e robusta, já que nela é possível programar cálculos e funções. Além disso, ela também guarda na memória essas informações.
Bateria e visor
O tipo de alimentação usada na bateria da Procalc é a pilha AAA, o que é econômico, pois quando descarregar, basta comprar outra e repor. Por fim, o visor é em duas linhas e neutro, o que permite que as operações sejam analisadas enquanto está sendo feita.
Para quê serve uma calculadora científica?
Elas servem para que alguns profissionais a utilizem na hora de fazer contas mais complexas. Por exemplo, potências, regressão logarítmica, linear e inversa.
Vale lembrar que os modelos podem variar em números de funções. Então, algumas chegam a realizar 50 tipos de operações, enquanto outras podem fazer 550.
Quem precisa usar este aparelho?
É comum o seu uso entre profissionais da área de arquitetura, marketing, engenharia e física. Além disso, estudantes de ensino fundamental e médio também podem usar.
A Procalc vem com muitas funções?
O aparelho vem com 240 funções disponíveis para uso, o que é uma ótima quantidade. Sendo assim, essas são algumas delas:
- Cálculos trigonométricos;
- Desvio padrão | Regressão linear;
- Conversão de coordenadas (Pol, Ret);
- Permutação e Combinação;
- Conversão de ângulos (Deg,Rad,Grad);
- Exponencial, Logaritmo;
- Cálculo de Frações.
Todas essas operações são mais do que suficientes para que o usuário consiga suprir as suas necessidades na matemática com a ajuda prática da calculadora Procalc.
Funções básicas de toda calculadora científica
Da mesma forma que uma calculadora comum consegue armazenar operações básicas, a científica também. Porém, é comum que elas tenham mais recursos. Em suma, todas elas terão essas operações padrões:
- π: Pi;
- (): Parênteses para alterar a precedência das operações;
- (-) ou neg: Indica número negativo;
- log: Logaritmo de base 10;
- sin: Seno;
- ^: Elevado à potência de;
- sin-1: Inverso do seno (arco seno);
- √ ou Sqrt: Raiz quadrada;
- cos: Cosseno;
- ex: Exponenciação;
- cos-1: Inverso do cosseno (arco cosseno);
- yx: y elevado à potência de x;
- Mode: Alterna entre graus e radianos;
- ln: Logaritmo de base e (natural).
Vale lembrar que este modelo também possui todos esses botões e alguns outros mais. Sendo assim, um ótimo aparelho para quem não precisa fazer operações muito complexas.
Diferenciais
O maior diferencial desse aparelho é o fato de ser fácil e simples de usar. Dessa forma, ele é muito indicado para quem está iniciando agora na área de exatas e não está acostumado com esses produtos.
Calculadora científica e a financeira
Na verdade, existem diferenças entre estes dois modelos. Pois, a científica é mais usada no meio acadêmico, onde serve para aumentar o conhecimento. Mas, apesar disso, ela é mais indicada para quem precisa fazer operações complexas, como os de:
- Trigonometria;
- Potenciação;
- Álgebra.
Já a financeira é mais presente na vida dos profissionais de economia, administração, finanças e contabilidade. Afinal, ela auxilia na hora de fazer cálculos com:
- Estatística;
- Descontos;
- Juros compostos.
Com esse entendimento, já é possível saber qual é a ideal para você, então, se a sua área for de finanças, opte pela segunda opção. Mas, se for em física, arquitetura ou engenharia, escolha a científica.
Prós da Procalc
Antes de comprar qualquer produto, sempre veja quais são as avaliações dele na internet. Sendo assim, veja a seguir o que as pessoas acham de bom na calculadora Procalc:
- Teclado bom;
- Vem com bateria;
- Muitas funções.
Em quase todos os sites, de fato, ela é muito elogiada e o público afirma que essa é uma boa opção de compra. Afinal, ela oferece tudo aquilo que o seu preço cobre.
Contras da Procalc
Apesar das boas avaliações, existem ainda algumas reclamações sobre este produto. Por isso, veja a seguir os contras:
- Visor não tão bom;
- Material frágil;
- Queima rápido.
Vale lembrar que no site do Reclame Aqui, por exemplo, a empresa é inativa e não responde os seus clientes, o que é um ponto negativo. Afinal, ela não dá assistência ao consumidor.
Dá para fazer gráficos com esse produto?
Nem todos os modelos possuem essa função, inclusive, o que está em questão. Aliás, aquelas que possuem o botão Y= são as que podem fazer o gráfico. Mas, para ter certeza, sempre confira antes o manual do produto para saber se ele tem tal recurso ou não.
Vale a pena comprar a Procalc?
Neste caso, apenas você pode dizer se vale a pena ou não comprar a Procalc. Isso porque, apesar das boas avaliações, as pessoas informam que ela é frágil e pode queimar/quebrar rápido. Então, quem não quiser arriscar, invista em outro produto.