Conheça Teresina: O Que Fazer, Onde Comer, Onde Ficar
O Brasil é um país muito rico em diversidade.
Por cada estado que passar, é como se estivesse indo para um país diferente, e isso pode acontecer até mesmo dentro do próprio estado passando pelas cidades que o compõem.
No artigo de hoje, falaremos sobre Teresina, a capital do Piauí que recebe em média 100 mil visitantes por ano.
Ainda que pouco explorada pelos turistas, a cidade tem muito para oferecer, pois assim como grande parte do Piauí, Teresina carrega muitas histórias que são contadas pelas suas ruas, na arquitetura da cidade, praças e museus.
Sobre Teresina
Cidade Verde, Mesopotâmia do Norte, Terê, THE são alguns dos codinomes pelos quais Teresina é conhecida. A cidade possui 871.126 habitantes, e é a cidade mais populosa do Piauí.
A única capital do nordeste que não tem praia, Teresina é conhecida por cidade verde devido grande quantidade de árvores e parques que entremeiam a cidade. O codinome foi concedido à cidade pelo escritor maranhense Coelho Neto.
Sendo a primeira capital planejada do Brasil, Teresina tornou-se capital em 1852, mas a cidade foi fundada no século XVII, descoberta quando bandeirantes chegaram através do Rio Poti a um povoado composto por pescadores e cultivadores de mandioca e fumo.
A cidade ainda está em desenvolvimento, sendo considerada a 4° capital mais desenvolvida do Brasil, e faz parte de uma ride (região integrada de desenvolvimento) composta por 14 cidades, entre elas o município de Altos, José de Freitas, Teresina, e no estado do Maranhão o município Timon.
O clima da cidade
Teresina possui clima tropical semiúmido com duas estações características: o período das chuvas (que ocorrem no verão e outono) e o período seco (que ocorre no inverno e primavera). A maior temperatura registrada foi em Outubro de 2012 quando marcou 42°C.
De janeiro a maio, devido às chuvas, o clima é quente e úmido (porém, há possibilidade de ocorrer neblina nas manhãs); de junho a agosto o clima começa a ficar mais seco com noites relativamente frias.
De setembro a dezembro o clima se torna mais quente e abafado, podendo começar a ocorrer algumas pancadas de chuva a partir de novembro.
Uma peculiar característica das chuvas da cidade é por serem rápidas e muito intensas, havendo vendavais, grande força das águas e trovões impressionantes.
A incidência de raios também é muito comum, por isso, o local onde está situada Teresina é conhecido como Chapada do Corisco.
Vegetação de Teresina
Teresina é composta pela Floresta Estacional Semidecídua, o Cerrado e a mata de cocais. A floresta estacional semidecídua é um tipo de floresta em que grande parte dos vegetais perdem as folhas no período seco e de outras que se mantém verdes o ano todo, e é encontrada em grandes áreas associadas com a mata de cocais.
A espécie conhecida popularmente pelo nome de Caneleiro ou Canela–de–velho, tornou-se a árvore símbolo do município, pois ocupa grandes áreas tanto na zona urbana, como na área rural do município.
Como mencionamos no começo, ainda que pouco explorada, Teresina tem muito a oferecer, bastante lugares a se visitar, para conhecer a história da cidade e do estado, aproveitar os dias fervorosos – literalmente – e as noites em pubs e restaurantes em Teresina bem ambientados.
História da cidade
A origem de Teresina é ligada diretamente ao Rio Poti. As primeiras povoações datam do século XVII, com um agrupamento de bandeirantes capitaneados por Domingos Jorge Velho, estabelecendo uma feitoria e um criatório de gado.
Também foi habitada por pescadores e plantadores de fumo e mandioca.
Era cortada por uma estrada que ligava Oeiras, então capital da Província do Piauí, a Parnaíba, um dos mais prósperos centros do atual Estado.
A transferência efetiva da capital da Província do Piauí de Oeiras para Teresina foi efetivada em 16 de agosto de 1852.
Assim como toda cidade arquitetada por portugueses, nasceu ao redor de uma igreja. A primeira construção edificada em Teresina foi a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada no Centro da Capital.
A cidade foi totalmente planejada pelo Conselheiro José Antônio Saraiva, sendo oficialmente a primeira capital planejada do Brasil.
O que fazer em Teresina
Ao pensar em Teresina, quase sempre lembramos da ponte estaiada e do mirante que é o cartão postal da cidade. À primeira vista, parece não conceder muitos pontos turísticos.
Contudo, contrário a isso, a cidade é atenta ao turismo e possui ótimos roteiros para quem deseja se aventurar pela cidade de clima bastante quente.
Para além dos pontos turísticos da cidade, Teresina possui ótimos lugares para fazer compras, parque aquático para aproveitar o dia e se refrescar do calor intenso da cidade.
Pontos Turísticos de Teresina.
- Complexo Turístico Ponte Estaiada;
- Parque Ambiental Encontro dos Rios;
- Parque Estação da Cidadania;
- Palácio de Karnak;
- Museu do Piauí;
- Parque Estadual Zoobotânico;
- Estádio Governador Alberto Tavares Silva;
- Igreja Nossa Senhora do Amparo;
- Parque Potycabana;
- Jardim Botânico de Teresina;
Complexo Turístico Ponte Estaiada
A Ponte Estaiada do Sesquicentenário Mestre João Isidoro França foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina, no estado brasileiro do Piauí.
Inaugurada em março de 2010, é um dos mais importantes pontos turísticos da capital piauiense.
A Ponte Estaiada, embora seja uma obra recente, se tornou o maior símbolo visual de Teresina e, ao mesmo tempo, um dos maiores atrativos turísticos da cidade.
À noite, a ponte conta com uma iluminação multicor que muda a cada 15 minutos.
No macro central da ponte há um mirante com vista panorâmica da cidade. O mesmo passou por reformas em 2020 e hoje conta com exposições de artistas locais.
A visitação ocorre de terça à sexta das 11h às 19h, e sábado, domingo e feriados das 10h às 18h, com duração de 10min. são cobrados R$ 4,00 para acesso, crianças de até 7 anos e idosos não pagam.
Frequentemente, na praça ao pé da ponte ocorrem eventos como instalações de foodtruck, exposição de carros, motos e ciclismos.
Parque Ambiental Encontro dos Rios
Reserva ambiental localizada na zona norte de Teresina, é ponto de passagem obrigatório aos interessados em comprar artesanato, saborear comida regional e desfrutar um belo pôr do sol sobre o encontro das escuras águas do rio Poti e as barrentas e velozes águas do rio Parnaíba.
Um dos pontos altos é o momento de tirar algumas fotos junto às belezas do local e principalmente junto à enorme estátua do Cabeça de Cuia à entrada do parque, representando uma lenda local bastante conhecida na cidade.
No parque pode-se encontrar trilha de 250m, centro de atendimento ao Turista, banheiros e ainda conta com quiosques de venda de artesanato local.
Parque Estação da Cidadania
Um espaço de lazer considerado uma das melhores opções para quem deseja praticar exercícios físicos ao ar livre ou simplesmente um piquenique.
O Parque conta com quadra de futebol, ciclovia, anfiteatro de 1.500 lugares com banheiros e camarins.
Além de oferecer aos visitantes quiosques, estacionamento, área de recreação e um lago artificial, conta também com um belíssimo paisagismo de verde aconchegante. Conta, ainda, com pista de skate considerada umas das maiores pistas profissionais de parque urbano
Para apreciar uma das maiores expressões culturais da cidade, os visitantes também poderão conferir as belas obras do Museu de Arte Santeira, instalado em uma antiga casa de máquinas e reparo de trens.
Palácio de Karnak
É o edifício sede oficial do Governo do Piauí.
O palácio tem sua fachada principal branca inspirada em uma arquitetura clássica e seu nome em um templo de mesmo nome que existiu no Antigo Egito.
Não está sempre aberto ao publico, mas vale a pena conferir, pela arquitetura e beleza do local.
Próximo ao palácio está a Praça da Liberdade e a Paróquia de São Benedito alicerçada em cima de um cemitério onde eram enterrados negros, leprosos, suicidas e indigentes, a história que não é contada da Igreja São Benedito revela muito do que era a sociedade teresinense do século XIX.
Parque Estadual Zoobotânico
O parque é uma área de preservação ambiental, situada entre o rio Poti e a principal afluente do rio Paranaíba. Abrigam espécies de animais americanas e africanas.
Sua estrutura foi redefinida para elevá-lo ao nível de bioparque e um dos maiores zoológicos do brasil. Entre aves, répteis, serpentes e primatas, cerca de 400 animais vivem no parque.
Estádio Governador Alberto Tavares Silva
Maior estádio de futebol do estado do Piauí, é conhecido popularmente como Albertão. Possui capacidade para 50.000 pessoas e já recebeu jogos de campeonato brasileiro, copa Piauí e shows.
O ultimo que lotou o estádio foi para receber em sua turnê de despedida Whindersson Nunes, comediante brasileiro, nascido no Piauí.
Igreja de Nossa Senhora do Amparo
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, na cidade de Teresina, é a mais antiga igreja construída em estilo Neogótico do país, sendo o templo católico mais importante da capital piauiense.
Retrato vivo da origem da cidade, foi o primeiro edifício construído após a inauguração da cidade. Está localizada à frente da praça da bandeira, local do marco zero da cidade de Teresina.
Parque Potycabana
Parque urbano de Teresina, que conta com 15 mil metros de área verde, acrescentando-se uma pista de 1,5 km para a prática da caminhada, duas pistas de 1,5 km com tratamento asfáltico para ciclismo.
Pistas para prática de esportes radicais como o skate, bem como oito quadras, sendo uma de futebol society, uma de tênis, duas de badminton, duas de vôlei/futebol de areia e duas poliesportivas.
Ao lado do parque encontra-se ainda a Floresta Fóssil, sitio paleontológico com troncos fósseis do período Permiano (aprox. 280-270 milhões de anos atrás).
Jardim Botânico de Teresina
Maior área de preservação ambiental da cidade no bairro mocambinho conta com uma área total de 36 hectares e nove trilhas ecológicas, é a maior área de conservação da cidade. Um exemplar intocável da floresta nativa do nordeste brasileiro, praticamente sem nenhuma alteração humana, um oásis urbano.
Referência na pesquisa e cultivo de plantas medicinais, com laboratório de Botânica e herbário, um ambiente excepcional para o estudo acadêmico da medicina tradicional.
É uma área verde de contemplação natural, de lazer comunitário e considerado um grande ponto turístico da Teresina.
Compras em Teresina
Foi possível perceber que Teresina é recheada de programações turísticas e atividades ao ar livre, o codinome cidade verde não é atoa. O que você precisa saber, é que Teresina também possui excelentes centros para fazer compras.
A cidade conta com 4 shopping centers, o Teresina Shopping, Riverside Shopping, Shopping Rio Poty e o Shopping da Cidade, lojas de rede, loja de departamentos, praça de alimentação e cinema podem ser encontrados em todos os locais.
No centro sul da cidade há o mercado velho, um local com uma variedade de quiosques que vendem desde artesanatos até plantas e alimentos. Não há como visitar Teresina sem passar por este local que carrega a história e cultura da cidade.
Ainda no centro sul, encontra-se o troca troca usados, local próximo a estação de metrô da cidade onde há uma diversidade considerável de coisas usadas e antiguidades por um preço acessível.
Recreação
Conhecida também pelo calor intenso, Teresina oferece bastante opções para recreação, em destaque os parques aquáticos da cidade que oferecem diversão para a família toda, como por exemplo o Eldorado Park Club, que conta com piscina para adultos e crianças, toboágua, bar e restaurante dentro do parque e muita diversão.
O Parque das Crianças de Teresina é outra opção para a família se divertir em Teresina. Um amplo espaço na natureza com diversas atividades lúdicas, escalada, brinquedoteca e trilha ecológica.
Roteiro noturno também é um forte dos finais de semana, que possui ótimos bares em Teresina e pubs, casas noturnas como é o caso do Lights Music & Bar, que oferece ambiente aconchegante com música ao vivo e open air (céu aberto), ou do Locomotiva Irish Pub, local temático fiel a um pub irlandês com meia luz e rock ‘n roll.
Onde ficar
Os melhores hotéis em Teresina se concentram na região do centro da cidade e entre o bairro jóquei. A cidade é não muito disputada pelo turismo e por isso não é difícil encontrar uma boa reserva mesmo na alta temporada, finais de semana e feriados.
Desde hotéis 5 estrelas a pousadas em Teresina, a cidade oferece excelentes locais para se hospedar, com opções para todos os bolsos.
A dica para aproveitar melhor a cidade, é fazer um roteiro de viajem incluindo os locais que deseja visitar e fazer a sua reserva em um hotel com localização estratégica para facilitar seu acesso aos locais.
Para sua comodidade na locomoção, indicamos alugar um carro, ou então usar o meio de transporte de carros por aplicativo.
Apesar de o transporte público em Teresina ser ótimo, desde ônibus até o metrô da cidade, para o turismo pode não ser a melhor opção, visto que não há linhas diretas que conectem um ponto turístico ao outro.
Onde comer
Os destinos do nordeste além de suas belezas naturais, litoral paradisíaco e cultura histórica também é conhecido pela culinária típica.
No Piauí, por influência dos índios, os pratos são sempre bem temperados, pimenta da terra, milho, macaxeira (ou mandioca) e mel fazem parte do cardápio dos teresinenses.
Carne de Sol (apesar do nome, não é exposta ao sol, é um método de secar a carne utilizando sal), Maria Isabel (arroz temperado, feito em panela de barro com carne de sol), Galinha Caipira (geralmente cozida ao molho), Arroz com Capote (arroz com galinha de angola), Cajuína (bebida típica feito do suco de caju, não alcoólico), Paçoca (carne de sol com farinha de mandioca) e Panelada (prato típico feito com as vísceras do boi) são alguns dos pratos típicos da cidade de Teresina que você não deve deixar de provar.
Desde restaurantes mais sofisticados até cozinha simples e barata, há opções de restaurantes para todos os gostos. Então à você que vai a Teresina e deseja experimentar alguns dos pratos típicos que citamos, selecione os restaurantes bem avaliados da cidade.
Restaurante Tempero da Julia
Restaurante Tempero da Julia, situado na Rua Deputado Vitorino Correia, 2318, bairro São Cristóvão, este restaurante de ambiente simples e comida boa oferece o melhor capote de Teresina, segundo as avaliações .
Cantinho do Faustino Restaurante
Cantinho do Faustino Restaurante situado na Av. Dom Severino, 2155 bairro Horto, aberto de terça a domingo, oferecendo almoço e janta com carnes grelhadas, frutos do mar, pratos regionais, em um espaço rústico contemporâneo de atmosfera familiar.
Fogo Campeiro Teresina
Fogo Campeiro Teresina é uma churrascaria grande com cortes de carnes à mesa, além de buffet, música ao vivo e playground coberto. Situada na Rua Anfrísio Lobão, 387 bairro Jóquei, é muito bem avaliada pela variedade de opções de carne e preço acessível.
Restaurante Flutuante Poti Velho
Sem dúvida, se você vai a Teresina, não pode deixar de visitar o Restaurante Flutuante Poti Velho, no parque encontro dos dois rios localizado em um barco à margem do rio Poti. Este restaurante oferece uma boa Cajuína e frutos do mar muito bem preparados.
Coco Bambu
Agora para quem gosta de requinte e sofisticação, sem dúvidas o restaurante Coco Bambu é o indicado. Considerado o maior e melhor restaurante do Brasil, com especialidade em frutos do mar, o Coco Bambu possui um amplo e variado cardápio.
Em Teresina ele está situado na Rua Professor Joca Vieira, 1227, no bairro Fátima.
Quintal do Churrasco
No Quintal do Churrasco você vai poder apreciar carnes variadas, petiscos e drinks em um ambiente aconchegante com mesas ao ar livre. O restaurante está situado no bairro Ilhotas, na Avenida Leônidas Melo, 276.
Robateria THE Sushi+Grill
Se você gosta de comida japonesa, o Robateria THE Sushi+Grill é um restaurante com variedade de sushis com toque moderno, sashimis, temakis e drinques, em clima animado. Localizado próximo ao Aeroporto na Avenida Centenário, 1465.
45 Burger – Hambúrguer Artesanal
O 45 Burger – Hambúrguer Artesanal é a opção para os amantes de hamburguer, servem diversas combinações de sabores, acompanhamentos e Chopp gelado, localizado na Rua Visconde da Parnaíba, 555 no bairro Fátima.
Therapia Bar
O Therapia Bar é uma ótima opção para um happy hour, pois possui mesas ao ar livre, ambiente aconchegante e um ótimo menu de aperitivos e drinks, localizado na Rua Prof. José Eduardo Pereira, 1934, bairro Planalto.
O que não falta são opções para você aproveitar o melhor da culinária de Teresina.
Quando ir a Teresina
Com clima tropical, Teresina é uma cidade quente, com temperatura média de 27,6ºC. Como tem menos chuva no inverno do que no verão, a melhor época para viajar para esse destino com menor risco de se molhar é entre os meses de maio e agosto.
Durante o verão além da cidade ser muito quente, pancadas de chuvas e raios são frequentes, o que pode atrapalhar a programação, já que Teresina é uma cidade com muitas atividades ao ar livre.
O Festival Gastronômico Cabritos & Cordeiros, quando diversos restaurantes especializados em comidas típicas produzem pratos de caprinos e ovinos, e também as festas juninas são eventos que atraem turistas para a cidade.
Para que possa conhecer toda a cidade, e aproveitar os pontos turísticos, recomendamos férias de 5 a 7 dias, que serão mais que suficientes para visitar a todos os locais, e conhecer a cidade.
Caso possa ficar mais dias, você poderá aproveitar também para conhecer pontos turísticos além de Teresina, como por exemplo ir ao Delta do Parnaíba e ao Parque Nacional Sete Cidades, dois lugares incríveis para se conhecer.
Como chegar a Teresina
Localizada na região nordeste do Brasil, o acesso a Teresina pode ser feito de avião, ônibus ou carro dependendo do seu ponto de partida. De avião seu pouso será no Aeroporto Senador Petrônio Portella. THE é a sigla nos aeroportos para o destino Teresina, que possui voos diretos das principais capitais brasileiras.
O acesso terrestre é possível pelas principais rodovias, inclusive pela cidade de Timon no Maranhão.
Dúvidas frequentes
Porque Teresina se chama Teresina?
O nome da cidade remete à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado com o imperador Dom Pedro II a idéia de mudança da capital, e, em sua homenagem, deu-se o nome da cidade, que é a mistura (contração) de seus nomes próprios, Teresa mais Cristina formando o nome Teresina.
Qual a cidade que faz divisa com Teresina?
Timon é a cidade que faz divisa com Teresina e é fronteira dos estados de Piauí e Maranhão, formando assim a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, que aglomera cerca de 1.223.220 habitantes, sendo a segunda RIDE mais populosa de todo o Brasil.
Tem praias em Teresina?
Teresina é a única capital do nordeste que não possui praia. O litoral fica a 343km da cidade.
Conclusão final
Esperamos que você tenha aproveitado este conteúdo até aqui. Teresina é um ótimo destino, e é considerada uma das melhores capitais para se viver.
Desejamos que, de alguma forma, este artigo tenha te ajudado, ou tenha te deixado curioso para conhecer esta cidade. Aproveite mais ainda usando os cupons de desconto que a gente preparou a você.
Obrigada!