Cabelo 4a: Dicas E Cuidados Para Ter Os Cachos Lindos
Tem algum tempo que a transição capilar se popularizou no Brasil. Aderir ao cabelo natural é sinônimo de liberdade e também empoderamento.
E conhecer mais sobre o seu cabelo também faz parte desta mudança, para se identificar, libertar e mostrar para o mundo quem você é.
Nesta busca de identidade, ficamos conhecendo que há vários tipos de cabelo e até uma classificação dos fios.
Hoje, então, vamos conhecer um pouco mais sobre o cabelo 4a, suas características, além de sugerir inspirações e dicas para cuidar e manter o cabelo crespo cada vez mais lindo. Vamos conferir?!
E ah, antes que eu me esqueça, não deixe de usar nossos cupons de desconto na hora de finalizar suas compras para garantir o melhor preço possível:
Além disso, não deixe de aproveitar o cashback ativo das lojas abaixo:
Agora vamos falar tudo sobre o cabelo 4a? Então leia até o final para conferir!
Definição e características
O cabelo 4A é um tipo de cabelo naturalmente encaracolado e bastante texturizado, com padrões de caracóis bem definidos e estreitos. E ele é uma das categorias do sistema de classificação de cabelo criado por Andre Walker, um famoso cabeleireiro de celebridades.
O sistema de classificação de Walker é amplamente utilizado para descrever diferentes tipos de cabelo, com base na forma e na textura dos fios.
A classificação dos tipos de cabelo se dá de acordo com o tipo de curvatura do fio. Conhecer as características do seu cabelo e de qual nomenclatura ele pertence vai te ajudar a perceber quais são as necessidades dos seus fios e quais as melhores formas de cuidar deles.
Os cabelos lisos são classificados como tipo 1. Já as curvaturas dos cabelos ondulados, cacheados e crespos são divididas em 3 partes, sendo classificadas: tipo 2, 3 e 4.
Além disso, para cada número há uma divisão por letras, sendo elas: a, b e c. Sendo assim, temos: 2abc, 3abc, 4abc.
Curvaturas do tipo 2 são os ondulados, tipo 3 cacheados e tipo 4 os crespos. Dentro de cada divisão, o que vai variar é o tipo de cacho, se são ondas, cachos mais abertos ou fechados.
Os cabelos tipo 4 são chamados de crespos e crespíssimos. Eles têm um formato mais fechado e quanto mais fechado menos “cachos definidos” podem formar. Este tipo de curvatura costuma também encolher bastante.
O cabelo 4a, então, é classificado como um tipo de cabelo crespo, com cachos mais fechados e maior fator de encolhimento quando comparado com os tipos de cabelo da categoria 3.
São cachinhos pequenos, como se fossem molinhas.
Os fios são macios e têm a capacidade de formar cachos definidos com o auxílio de um ativador de cachos mais consistente. Esse tipo de fio apresenta volume e, quando esticado, faz o formato da letra S.
Como todo cabelo crespo, esse tipo de fio é mais ressecado, o que acontece principalmente devido ao seu formato espiralado, que faz com que grande parte da oleosidade presente na raiz não consiga chegar nas pontas do cabelo.
Confira a tabela de classificação da curvatura dos cabelos:
Como identificar se seu cabelo é um cabelo 4a
A classificação serve para auxiliar na identificação do tipo de curvatura, mas pode ser que você fique confusa, já que alguns tipos compartilham características em comum.
Então, para te ajudar identificar se seu cabelo é um cabelo 4a, vamos listar algumas peculiaridades deste tipo, que diferem bastante dos tipos 4b, 4c e até do 3c.
Conhecendo qual o tipo do seu cabelo você vai poder ter cuidados específicos voltados para ele. Além de claro conhecer mais como ele se comporta e suas principais características.
O cabelo crespo do tipo 4a é chamado de crespo macio, possui cachos pequenos e mais fechados, mas ainda muito definidos, semelhantes a molas.
Ele difere do cabelo 4b que é mais seco e os cachos possuem formato de ziguezague, sendo menos definidos.
O tipo 4a difere do 4c também porque estes não possuem formato definido e tem mais volume. No cabelo 4a os cachos são bem formados, mas o fator encolhimento é forte e, por isso, o cabelo aparenta ser mais curto do que realmente é.
Além de ser macio e formatar bem os cachos, este tipo de cabelo apresenta volume, pois os fios se assemelham à letra S ao serem esticados.
Outra característica do 4a é que o cabelo é mais frágil e ressecado, necessitando de hidratação constante e umectação com óleos. Ele também tem bastante frizz, já que há pouca oleosidade neste tipo de curvatura.
Com base nas características citadas, você concluiu que seu cabelo é do tipo 4a? Se sim, continue lendo este artigo para conferir dicas e inspirações para cuidar melhor deste tipo de crespo.
Já que é um cabelo mais frágil e ressecado, ele tem necessidade de cuidados especiais, para manter os fios sempre bonitos e saudáveis.
Inspirações de cortes e penteados de cabelo 4a
Agora que você identificou que seu cabelo é um cabelo 4a, selecionamos algumas sugestões de cortes e penteados para te inspirar e renovar o visual!
Curtinho e fresquinho
Mulheres com cabelo 4a podem deixar os cabelos curtinhos que ficam um charme. É elegante, prático, super fresquinho para o verão e dá para fazer vários penteados com ele.
Chanel do estilo
Uma outra ideia é cortar tipo chanel, bem repicado. Assim, ele criará mais volume e personalidade. Fica bem estiloso!
Cabelo médio, na altura dos ombros
O cabelo é a moldura do rosto. Que tal deixar os cachinhos até na altura dos ombros, em um cabelo médio. Você pode repartir os fios ao meio e usar um difusor para definir melhor os cachos.
Cabelo longo e com muito movimento
Esse tipo de curvatura fica lindo também em grandes comprimentos. Cria movimento, volume e dá todo um charme. Aproveite os cabelos longos para fazer penteados e variar no visual.
Rabo-de-cavalo baixo para dar um charme
Uma boa dica de penteado é o rabo-de-cavalo baixo. Puxe todo o cabelo, esticando a parte da frente e amarre-o bem. Com presilhas e acessórios, você pode personalizar ainda mais o seu penteado.
Franjinha estilosa
Uma sugestão de corte é repicar o cabelo para dar movimento e deixar uma franjinha estilosa na altura das sobrancelhas. Deixe ela bem bagunçadinha e despojada. Fica lindo!
Solte o poder do Black Power
O cabelo 4a permite também fazer o famoso Black Power. Use um difusor para definir melhor os cachos e finalize com creme de pentear, através da fitagem, soltando e dando formato para os fios. Quanto mais armado melhor!
Afro Puff
Para fazer este penteado que está em alta, que é o pompom afro, basta prender todo cabelo bem no alto da cabeça e deixar as pontas soltas. Quanto mais definidos e armados os cachos, mais bonito vai ficar o Afro Puff!
Jogue suas tranças, Rapunzel!
Trança é um penteado universal e muito versátil. Ela combina com um visual descolado tanto quanto um look mais elegante para uma ocasião especial.
A sugestão aqui é fazer trancinhas desde a raiz, rente ao couro cabeludo, e prender em um rabo-de-cavalo. Você pode usar acessórios para dar mais charme para as tranças.
Torcidinhos também são versáteis
Quer variar um pouco das tranças? Faça torcidinhos na parte da frente da cabeça. Eles vão dar um charme diferente e já vai dar uma nova cara para o seu look.
Coque alto
Um coque alto é sempre elegante e super sofisticado. Você vai conseguir um visual bonito e estará pronta para qualquer ocasião especial!
Dois coques
Agora, por que não dois coques estilo Afro Puff? Fica bem divertido e fresquinho. É uma boa sugestão para os dias mais quentes!
Falso Sidercut
Outro penteado super estiloso é o falso Sidercut. Você não precisa raspar a cabeça de verdade, basta prender um dos lados com uma trança raiz ou torcidinhos. Assim irá criar a aparência de um Sidercut. Muito estilo!
Prender apenas parte dos fios
Você pode também puxar os fios da lateral e prender no alto da cabeça, fazendo um lindo penteado. Uma boa sugestão para um evento mais chic e é bem fácil de fazer.
Livre, leve e solto
Deixe de lado tudo o que sugerimos. Que tal deixar o seu cabelo todo solto e bem livre? Faça a fitagem com creme de pentear e use um difusor para definir os cachos. O resultado é muito volume e cachinhos soltinhos!
Corte em camadas
Um corte que está super em alta é o corte em camadas. Ele é feito para dar mais volume, deixar o cabelo mais cheio, ao mesmo tempo que tira o peso das madeixas.
Acessórios
Para dar personalidade e charme para seu penteado, você pode adicionar acessórios como presilhas, miçangas, laços, fitas e outros adereços. Com certeza o adorno vai dar um toque a mais para seu visual.
Cor é vida!
Cores também caem muito bem no cabelo 4a e em qualquer curvatura. Os cachos ganham destaque e pontos de interesse. Solte sua imaginação, saia do tradicional e inove nas cores! Fica muito estiloso!
Cuidados com o cabelo 4a
Quem tem cabelo 4a deve ter cuidados específicos para esse tipo de cabelo, para ele se manter bonito e saudável, deixando os fios macios, hidratados e os cachos bem cuidados. Confira, então, algumas dicas:
Faça um cronograma capilar
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que alterna três fases: reconstrução, nutrição e hidratação. Existe uma série de kits prontos para cronograma capilar, mas a seguir iremos te explicar melhor como funciona cada uma das etapas.
Cada uma dessas etapas é importante para fornecer diferentes ativos para os seus fios, como água, nutrientes, vitaminas, óleos e queratina, que são perdidos diariamente e são importantes para a saúde dos fios.
Faça um calendário e uma rotina para cada fase. Isso garantirá um cabelo saudável e, consequentemente, mais bonito.
Para hidratação, use máscaras de tratamento e cremes condicionantes, para devolver a maciez para o fios. Contudo, é importante que você tenha cuidado e opte sempre pelos melhores cremes de hidratação para garantir o resultado esperado!
Já para a nutrição, foque em óleos e cremes para realizar a reposição de lipídeos, que são responsáveis pela proteção da fibra quando o cabelo está desnutrido, quebradiço, opaco e com frizz.
E, por fim, para a reconstrução será necessário produtos de boa qualidade, que possui carga de proteínas, para fortalecer os fios e recuperar sua força. Também busque sempre os melhores óleos capilares para fortalecer seus fios!
Faça a umectação
Além do cronograma capilar, o cabelo 4a precisa de um tratamento mais poderoso para mantê-lo hidratado e repor os nutrientes necessários.
E isso é alcançado com a umectação, usando óleos com um composto de ativos que vai deixar os fios mais fortes.
Geralmente, este tipo de cabelo é mais ressecado nas pontas. Isso acontece porque os fios são bem enroladinhos no cachos e a oleosidade natural dos fios não chega tão facilmente às pontas. Por isso, é essencial fazer hidratações e umectações semanalmente, mesmo que em casa.
Use óleos vegetais para umectação, que irão nutrir e fortalecer os fios, como óleo de coco, óleo de argan, entre outros.
Achou difícil de entender? Calma, veja um vídeo ensinando a fazer a umectação corretamente:
Cuidado na hora de lavar
Nunca lave seus cabelos na água quente, pois isso fará com que eles fiquem ainda mais ressecados. Lave sempre os fios com água morna ou fria. Além disso, não utilize o shampoo antirresíduos com frequência, já que ele também contribui para ressecamento dos fios.
Use produtos específicos para o cabelo 4a
Falando em shampoo, o ideal é você usar produtos específicos para seu tipo de cabelo. Atualmente, muitos produtos por aí possuem na embalagem a informação que ele é específico para cabelo 4a.
Comprando produtos voltados para o seu tipo de fio, você irá combater justamente as deficiências dele, como ser um cabelo mais frágil e ressecado.
Estes produtos especiais, portanto, têm como ponto forte a hidratação da fibra capilar.
É importante que você teste e descubra qual melhor shampoo para seu tipo de cabelo, pois exitem vários tipos de shampoos no mercado, como por exemplo:
- Os shampoos de babosa;
- Os shampoos sem sal;
- Os shampoos antifrizz;
- Os shampoos de camomila;
- Os shampoos com biotina;
- Os shampoos para cabelos finos;
- Os shampoos hidratantes profissionais;
- Os shampoos esfoliantes;
- Os shampoos no poo;
- Os shampoos low poo;
- Os shampoos para cabelos com química;
- E vários outros!
Não desembarace os fios secos
Os fios cacheados e crespos devem ser desembaraçados com os cabelos molhados ou úmidos, nunca secos, já que isso fará com que os fios se quebrem com mais facilidade.
O cabelo 4a pode causar também muito frizz. Um meio para amenizar este problema é usar uma capa de travesseiro de cetim ou touca de cetim para dormir.
Após a coloração, use repositores ou reconstrutores
O cabelo 4a é bem fininho em sua maior parte. Então, quando for realizar coloração ou descoloração, deve-se tomar bastante cuidado, para os fios não quebrarem após a química.
Para estas situações é bom usar produtos com a função de reposição de massa ou de reconstrução, que vão ajudar na reposição de proteínas e aminoácidos, bem como auxiliar na recuperação dos fios fragilizados.
Finalize usando creme de pentear e produtos específicos
Na finalização do cabelo 4a, o ideal é usar um creme de pentear rico em óleos e fazer a fitagem, aplicando o produto mecha por mecha para deixar os cachos bem definidos.
Caso queira mais volume, o segredo é soltar os cachos com as mãos, apertando os fios de baixo para cima, depois que eles estiverem totalmente secos.
Você pode usar também produtos específicos para esta finalização e alcançar o resultado desejado. Existe uma infinidade de cremes para cabelos cacheados excelentes. Portanto, nada de desculpas e compre sempre o produto certo para seu tipo de cabelo!
Confira um vídeo ensinando uma boa finalização usando a técnica de fitagem:
Ingredientes ótimos para cabelo 4a
Óleo de linhaça
O óleo de linhaça é um óleo capaz de reduzir o ressecamento do cabelo crespo e promover mais definição. Ele é rico em ômegas 3 e 6 e ceramidas, que são nutrientes ricos em lipídios e que têm alta ação umectante e nutritiva.
Além disso, possuem a capacidade de deixar as cutículas dos cabelos mais seladas. Isso aumenta a maciez, o brilho, reduz a perda de hidratação e protege os fios de agressões externas.
Manteiga de karité
Bastante conhecida, a manteiga de karité tem ação altamente nutritiva, hidratante e revitalizante. No cabelo crespo, ela ajuda a combater o frizz excessivo, o ressecamento e a opacidade, além de conferir mais maleabilidade e maciez aos fios.
Óleo de coco
Hidratação, nutrição e brilho são os principais benefícios que você encontra no óleo de coco. Ele é multifuncional podendo ser usado na umectação, para potencializar as máscaras de tratamento ou também para dar mais definição aos fios na finalização.
Abacate
Máscaras de nutrição com abacate na composição são ótimos para fazer uma nutrição profunda e tratar o ressecamento do cabelo 4a. Esse é um ingrediente que toda crespa deve testar no cabelo por causa da sua alta concentração de lipídios que nutrem as madeixas profundamente.
Ademais, ele ajuda a reter a umidade nos fios, evitando que eles voltem a ficar ressecados, bem como previne o surgimento de pontas duplas. Lembre-se: busque sempre pelos melhores óleos de abacate!
Babosa
Outro ingrediente queridinho no universo da beleza é a babosa. Ela é famosa por ser rica em vitaminas e pela sua propriedade regeneradora que é capaz de curar quase tudo. Nas embalagens dos produtos muitas vezes vem escrito “aloe vera“, um nome mais chic para babosa.
Ela promove hidratação profunda, dá maciez e revitaliza os fios, o que é perfeito para quem tem o cabelo crespo, do tipo 4a, já que os fios com essa curvatura tendem a ser mais secos e ressecados nas pontas.
Você pode usar a babosa diretamente em seu cabelo, ou então shampoos de babosa e óleos de babosa!
Água de coco
Rica em vitaminas, minerais e aminoácidos, a água de coco é um ingrediente de ação hidratante. Portanto, é excelente no tratamento dos cabelos tipo 4a.
Ela também tem ação antifúngica e antibacteriana, podendo ser uma grande aliada na prevenção de irritações no couro cabeludo.
Por isso, além de máscaras de tratamento e cremes de pentear com esse ingrediente na composição, vale apostar em shampoos com água de coco na fórmula, já que esse é o único produto da rotina que tem contato com a raiz do cabelo.
Óleo de argan
O cabelo 4a possui naturalmente cabelos porosos e mais frágeis. Após uma coloração, os fios também ficam danificados. Para estes casos, o óleo de argan é uma boa solução. Por ser rico em vitamina E, ácidos graxos e ômega 6, ele ajuda a regenerar a fibra capilar desgastada, sela as cutículas e protege os fios de agressões externas. O resultado é cabelo sedoso e brilhante!
Óleo de rícino
O óleo de rícino é mais um ingrediente que tem ação antioxidante, bem como ação antifúngica e antibacteriana. Além de ser hidratante e nutritivo, ele auxilia no fortalecimento dos fios e previne a quebra capilar.
Os shampoos com esse ingrediente ajudam a fortalecer e a estimular o crescimento saudável desde a raiz, enquanto os condicionadores, máscaras e cremes de pentear previnem danos no comprimento e pontas. Ele é um ótimo estimulante do crescimento!
Considerações finais
Como vimos, a principal característica do cabelo 4A é a curvatura em forma de “S”. Os cachos são bem definidos, mas podem ser frágeis e propensos ao frizz.
Eles também podem ser mais suscetíveis a embaraçamento e quebra, pois os fios são mais finos e delicados. Portanto, é importante cuidar bem do cabelo 4A para mantê-lo saudável e minimizar danos.
Os cuidados com o cabelo 4A envolvem hidratação regular, uso de produtos adequados para cabelos encaracolados, como shampoos sem sulfato, condicionadores ricos em nutrientes e produtos leave-in. O uso de técnicas de finalização, como a fitagem ou plopping, pode ajudar a definir e controlar os cachos.
Além disso, evitar o uso excessivo de calor e pentear com delicadeza também são importantes para preservar a integridade do cabelo.
O cabelo 4A é normalmente encontrado em pessoas de ascendência africana, mas também pode ser encontrado em pessoas de diferentes origens étnicas. Mas é importante termos em mente que cada cabelo é único e pode variar em termos de densidade, espessura dos fios e necessidades individuais de cuidados.
Então, isso é tudo o que temos para falar sobre o cabelo 4a! Espero que você tenha conhecido mais sobre este tipo de cabelo e tenha aproveitado as dicas que fornecemos.
Gostou deste artigo? Deixe nos comentários a sua opinião e compartilhe com os amigos. Até a próxima!