Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Francesinha No Pé: Confira Inspirações e Tutorial!

Você quer sair do básico e dar um estilo para suas unhas dos pés? Que tal então fazer francesinha no pé? As unhas tipo francesinhas são aquelas com esmaltação de cor única e com uma faixa fina na ponta da unha.

O estilo tradicional feito geralmente nas unhas das mãos é feito com esmalte clarinho e uma linha branca. Mas que tal abrir a mente e fazer algo mais ousado, estiloso e desta vez nas unhas dos pés?

E ah, antes que eu me esqueça, não deixe de usar nossos cupons de desconto na hora de finalizar suas compras para garantir o melhor preço possível:

Além disso, não deixe de aproveitar o cashback ativo das lojas abaixo:

Agora vamos falar sobre a francesinha no pé? Então leia até o final para conferir!

Inspirações de francesinhas no pé

Agora que você aprendeu como faz a versão tradicional da francesinha no pé, você pode se inspirar nas ideias que selecionamos a seguir e variar na decoração das unhas. Solte sua imaginação e use sua criatividade!

Clássico é clássico

O modelo tradicional é muito usado em todo mundo e consiste em um esmalte branco nas pontas com um esmalte clarinho no resto das unhas. É delicado e super elegante!

Imagem Com Francesinha No Pé Tradicional
Francesinha no pé. Fonte: Pinterest

Tons neutros para manter a delicadeza

Quer variar um pouco? Que tal colocar tons neutros, como nude ou bege? Vai manter a francesinha, bem delicada, mas já vai dar uma renovada.

Tons clarinhos são sempre bem-vindos

Uma ideia é alterar o velho Renda para outras cores, mas que ainda assim são esmaltes clarinhos. Pense em tons rosados, beges, perolados.

Imagem Com Francesinha No Pé Com Rosa Claro
Francesinha no pé. Fonte: Pinterest

Rosinha bem feminino!

Falando em tons claros, use e abuse do rosinha. Há várias opções de rosas no mercado e todos eles dão para harmonizar com a linha branquinha na ponta. Fica bem feminino!

Ouse com esmaltes escuros

Quer criar um estilo diferente? Troque o esmalte claro por cores escuras, como preto, vinho, vermelho escuro, etc. O contraste do branco com o esmalte escuro fica bem ousado e estiloso!

Imagem Com Francesinha No Pé Com Esmalte Escuro
Francesinha no pé. Fonte: Eu Total

Abuse com cores variadas

A francesinha no pé não precisa ser apenas com uma linha branca na ponta da unha. Por que não colocar cores variadas? Passe um esmalte claro nas unhas e, nas pontas, varie com outras cores.

Sugerimos tons vibrantes e de destaque, como laranja, amarelo, vermelho, rosa choque.

Pretinho básico

Vamos fazer o oposto? Ao invés de fazer linhas brancas, vamos pintar de esmalte preto? Fica igualmente delicado e charmoso!

Imagem Com Francesinha No Pé Com Detalhes Em Preto
Francesinha no pé. Fonte: Dicas Online

Fosco e cintilante

Ainda nas cores escuras, está aí uma boa sugestão: fazer a linha de esmalte cintilante em cima do esmalte fosco.

Vai ficar uma francesinha totalmente diferente, mas ainda linda e estilosa. Sugerimos tons como preto, roxo, vinho, azul escuro.

Francesinha com glitter

Faça a francesinha normalmente e, para finalizar, passe um esmalte com glitter por cima. Vai ficar super delicado e brilhante. Outra sugestão é usar o glitter em pó e colocar o brilho em pontos específicos.

Imagem Com Francesinha No Pé Com Glitter
Francesinha no pé. Fonte: Pinterest

Quase transparente

Se você não quer usar o tradicional Renda, ou qualquer outro esmalte clarinho, você pode passar apenas a linha branca e finalizar com um esmalte quase transparente ou até uma base.

A dica é passar também um esmalte extra brilho para uma boa finalização.

É possível fazer francesinha em unhas arredondadas?

Sim, é possível! Faça a linha acompanhando o formato da sua unha. A técnica vai destacar o formato delas e vai deixar as unhas super delicadas.

Imagem Com Francesinha No Pé Em Unha Arredondada
Francesinha no pé. Fonte: Rafael Gomes Barbosa

E em unhas quadradas?

Claro, a francesinha também pode ser feita em unhas quadradas. Aliás, em todos os formatos de unhas. Tente manter sempre a linearidade.

Concentre-se e faça a linha com calma. Com o treino e prática, você conseguirá alcançar ótimos resultados.

Francesinha com desenho feito com pincel

Para inovar um pouco, que tal fazer desenhos usando pincel, à mão livre, para complementar a unha francesinha?

Sugerimos pequenas flores, folhagens, borboletas, desenhos menores e delicados para combinar mais com a técnica.

Imagem Com Francesinha No Pé Com Desenhos Feitos Com Pincel
Francesinha no pé. Fonte: Pinterest

Francesinha com desenho feito com adesivo

Não tem o dom para desenhar de forma tão pequena? Eis a solução: adesivos com desenhos. Atualmente, há no mercado uma vasta variedade de adesivos para as unhas. As florais são as mais vendidas. O resultado é bem romântico e delicado!

Inove com pedrarias

Outra ideia é colar adereços nas unhas, como pedrarias. Aqui vale pérolas, pedrinhas brilhantes, entre outras opções.

Não precisa colar em todas, basta em uma ou duas unhas para trazer todo o charme da pedraria para seus pés.

Imagem Com Francesinha No Pé Com Pedrarias
Francesinha no pé. Fonte: Clube das Unhas

Renove com joias e strass

Além das pedrarias, você pode colar joias próprias para as unhas ou até strass. Use colas próprias para isso, para que a fixação seja eficaz e não estrague suas unhas. Fica muito sofisticado!

Filha única

Outra alternativa para fazer as unhas dos pés ficarem estilosas é fazer francesinha e também deixar uma unha com esmalte normal, a chamada filha única.

É uma ideia que é muito usada nas unhas das mãos, mas que também serve para as unhas dos pés.

Imagem Com Francesinha No Pé Com Filha Única
Francesinha no pé. Fonte: Portal Zoe

Francesinha pode ser feita com uma linda decoração também

Para deixar a francesinha ainda mais bonita, uma boa ideia é fazer nail art em cima da parte mais clara da unha. Você pode decorar uma ou duas unhas, usando um pincel, à mão livre, com o mesmo esmalte branco usado na ponta. Fica muito delicado!

Apenas uma linha fina

Varie completamente na técnica da francesinha com uma linha fina próximo da ponta da unha. Desenhe um coração e cole um strass para ficar mais delicado. Lindo, lindo!

Imagem Com Francesinha No Pé Com Linha Fina
Francesinha no pé. Fonte: Eu Total

Que tal duas linhas?

Quer inovar mais ainda? Faça duas linhas próximo à ponta da unha. Pode usar adesivo para isso ou faça à mão livre, com um pincel. Basta fazer no dedão para criar um charme e um estilo diferente.

Que tal uma francesinha diagonal

A francesinha diagonal no pé é mais uma variação do estilo clássico de unhas francesinhas, em que a linha na ponta da unha é feita de forma diagonal.

E o processo não é tão complicado, viu?! Basicamente após pintar as suas unhas com a cor base, você deve escolher a cor para a linha diagonal (escolha, de preferência uma cor de esmalte que contraste com a base escolhida).

Normalmente, as cores mais tradicionais para a francesinha são rosa claro ou nude, mas você pode optar por outras cores, se preferir. Use sua imaginação!

Por fiz, é só fazer a linha diagonal usando um pincel fino de esmalte ou um pincel próprio para nail art. É fazer a linha na ponta das unhas, partindo de um canto até o outro. Você pode ajustar inclinação da linha de acordo com o seu gosto e sua preferência, criando um efeito mais suave ou mais pronunciado.

Ou seja, basicamente o mesmo passo a passo para fazer a francesinha diagonal nas mãos.

Origem do estilo francesinha nas unhas

Tudo começou em 1927, quando o esteticista polonês Max Factor criou um creme rosado, o Society Nail Tint, para ser usado sobre as unhas e um líquido esbranquiçado, o Society Nail White, para ser usado apenas nas pontas.

Porém, o responsável pelo nome french manicure (francesinha em português) foi outro maquiador hollywoodiano, o americano Jeff Pink.

O nome veio após ele ser convidado a aplicar a técnica nos desfiles de Paris, mas reza a lenda que a inspiração para o estilo – tanto no caso de Jeff quanto de Max –, no entanto, foram as prostitutas francesas do século XX.

A ponta branquinha foi a forma que elas encontraram para esconder a sujeira das unhas, já que as condições de higiene da época eram bem precárias.

Por um tempo na França, as unhas estilizadas dessa forma eram inclusive uma maneira de diferenciar as burguesas das cortesãs.

Mas há também quem diga que a ideia era ter um esmalte neutro que combinasse com todas as roupas das atrizes nos filmes, pois na época só tinham cores como vermelho, marrom ou lilás. Então, surgiu a linha branca na ponta da unha clarinha.

Posteriormente, começou a ser vendido no mercado kits com esses tons de esmalte com o nome francesinha.

A francesinha tradicional, inclusive, é aquela feita com um esmalte clarinho, geralmente no tom Renda, e apenas a pontinha das unhas ganha um esmalte para intensificar a cor, geralmente no tom Branco Gelo. Sem decoração extra, bem básica, porém muito elegante!

Imagem Com Francesinha No Pé Clássica
Francesinha no pé. Fonte: Tudo Com Moda

Contudo, ao longo dos anos, a francesinha passou por uma série variações e adaptações. Então, hoje, além da versão clássica com a linha branca na ponta, surgiram outras versões, como a francesinha diagonal, a francesinha sorriso, as francesinhas com cores diferentes como a francesinha neon e a francesinha vermelha, e vários outros tipos de francesinha diferentes!

A francesinha se tornou um estilo icônico de manicure e é muito popular em todo o mundo até os dias de hoje. É uma técnica muito solicitada nos salões de beleza mas também pode ser feita em casa, pois a técnica é relativamente simples.

Além disso, a francesinha é um estilo atemporal, adequado para diversas ocasiões, desde eventos formais até o dia a dia.

Tutorial de como fazer francesinha no pé

Para fazer a tradicional francesinha no pé, você vai utilizar as mesmas técnicas usadas nas unhas das mãos.

Em primeiro lugar, é importante utilizar produtos de boa qualidade, para alcançar um bom resultado.

Não há um esmalte específico para realizar este estilo, mas há algumas cores que podemos recomendar para fazer a versão clássica, aquela básica, bem clarinha e delicada.

Para pintar a parte da linha branca, você pode escolher um esmalte Branco Gelo ou Pétala Branca, que são brancos que ficarão em evidência.

Já para o resto da unha, opte por um esmalte clarinho, mais transparente, como Renda ou Leite de Coco. Se você deseja brilho, escolha um mais perolado.

As unhas francesinhas podem ser feitas à mão livre ou com uso de carimbo. Hoje em dia, há no mercado carimbos próprios que conseguem fazer de forma “perfeita” a técnica e você alcançar um resultado satisfatório.

Mas aqui vamos ensinar como fazer francesinha no pé à mão livre, com o uso de um pincel. Confira o passo a passo!

Passo 1 – Preparação das unhas

Antes de começar a esmaltação, prepare as unhas dos pés. Lixe-as no formato desejado, fazendo a retirada da cutícula (ou empurrando), bem como polindo-as.

Você também pode hidratar as unhas e os pés. E colocar o separador de dedos nos pés para facilitar o manuseio.

Passo 2 – Passe uma base fortalecedora

Primeiramente, passe um base fortalecedora em todas as unhas, para deixá-las mais fortes e protegê-las. Caso você não esteja tão familiarizada com esse produto, é importante ressaltar que ele é indispenável para o crescimento forte e saudável das unhas.

Pois a base fortalecedora auxilia e contribui também com a restauração das fibras das unhas. Contudo, é muito importante que você compre sempre produtos de qualidade, então busque sempre pelas melhores bases fortalecedoras do mercado para que suas unhas sejam de fato protegidas.

Passo 3 – Faça o traço da francesinha

Com o uso de um pincel fino, ou com o próprio pincel do esmalte, ou até com o dedo, faça o traço da francesinha na ponta da unha, seguindo o formato dela, geralmente na cor branca.

Tente ser o mais linear possível. Passe uma mão, deixe secar e repita o processo para fixar mais a cor.

Uma dica também é usar uma fita adesiva para nortear o traçado e demarcar a área a ser pintada. Para isso, você pode colar um pedaço de fita em cada unha, deixando só a pontinha exposta.

É importante que o espaço seja o mesmo em todas as unhas para o tamanho da francesinha ficar uniforme.

Passo 4 – Passe o esmalte

Então, passe uma mão do esmalte que foi escolhido, geralmente mais claro. Espere secar e passe uma segunda mão para ficar uma cor mais forte.

Após secar, retire os excessos de esmalte das laterais com um palito de laranjeiras e com a ajuda de um removedor de esmalte.

Passo 5 – Finalize

Finalize a técnica da francesinha no pé com esmalte extra brilho ou Top Coat para dar cobertura, fixar e deixar mais brilhante.

Caso não tenha ficado tão claro essa explicação, confira também um vídeo ensinando como fazer a francesinha no pé:

Cuidados com as unhas dos pés

Não adianta fazer unhas super decoradas, se as unhas e os pés não estão bem cuidados. Para um resultado excelente, é necessário cuidar bem das unhas dos pés antes e depois da esmaltação. Veja algumas dicas para manter as unhas lindas e saudáveis.

Tenha uma boa alimentação

Sua alimentação reflete diretamente no aspecto das unhas. A ingestão insuficiente de nutrientes, vitaminas e minerais pode fazer com que elas fiquem mais frágeis e lasquem com mais facilidade.

Por isso, é importante manter uma dieta saudável e equilibrada.

Caso sinta que suas unhas continuam muito fracas e quebradiças, e a alimentação não está suprindo suas necessidades, converse com um dermatologista e verifique a possibilidade de consumir diretamente suplementos e vitaminas.

Capriche na higienização

Lave bem os pés durante o banho e dê atenção especial para as unhas, para que evite o acúmulo de sujeira e microrganismos, que podem causar infecções.

Escolha um bom sabonete ou gel de limpeza. Para complementar, vale a pena investir em cremes hidratantes.

De vez em quando faça uma esfoliação

Os pés são uma região mais propícia para acumular células mortas. Por isso eles ficam ásperos, ressecados e, em alguns casos, descascando.

Para reverter o problema e estimular a renovação celular, basta fazer uma esfoliação.

É possível fazer a esfoliação em casa, durante o banho ou quando for arrumar as unhas. É só adquirir os produtos apropriados e não exagerar na esfoliação. Fazer esta tarefa a cada quinze dias é suficiente para deixar a pele lisa e livre de calos.

Fazer esfoliação com frequência maior pode machucar e causar sensibilidade. Além de fazer o efeito contrário, pois a pele engrossará ainda mais para garantir uma proteção extra.

Capriche na hidratação

Realize a hidratação dos pés e das unhas. Não esqueça das cutículas, que é uma área que protege as unhas e é responsável por protegê-las e mantê-las saudáveis.

Invista em creme próprios para essa área do corpo e realize a hidratação ao menos uma vez por semana. Você pode utilizar óleos hidratantes e nutritivos, assim como cremes específicos.

Aplique o produto e massageie suavemente com movimentos circulares.

Para potencializar a hidratação, coloque luvas de silicone e deixe o produto agir por 15 minutos.

Tenha cuidado com as cutículas

Como falamos, as cutículas são super importantes, pois elas protegem a base da unha contra fungos e bactérias. Então, além de cuidar de todo o pé, dê uma atenção para as cutículas.

Hidrate-as constantemente para mantê-las saudáveis. Muitas pessoas removem totalmente as cutículas, mas isso não é indicado, pois favorece a entrada de bactérias, o que pode provocar inflamações e até infecções.

Então o ideal é empurrá-las com cuidado em direção à raiz e retirar somente o excesso que se desprender sozinho da unha.

Procure um podólogo

Se você possui unha encravada ou calos indesejáveis que doem, a solução é procurar um especialista em pés, que é o podólogo.

Há situações que o melhor é marcar uma consulta do que tentar resolver o caso sozinho em casa. Isso pode até agravar a situação. Em casos específicos pode ser necessária até uma consulta com um dermatologista.

Corte e lixe as unhas corretamente

Outro fator importante entre seus cuidados com as unhas dos pés e que faz toda a diferença é cortá-las de maneira adequada.

Principalmente para quem tem a tendência a unhas encravadas, essa é uma medida de precaução extremamente necessária.

O formato reto e quadrado é o mais indicado para que não haja encravamentos ou inflamações nos pés. Quando a unha do pé não é cortada no formato correto, ela apresenta tendência de crescimento para dentro da pele.

Mas isso varia de acordo com o formato da suas unhas. Por exemplo, unhas quadradas nas mãos não é indicado porque podem ficar enfraquecidas e quebradiças.

Então, o melhor é cortar e lixar no formato natural da unha.

Além disso, o material de corte deve estar sempre muito bem higienizado e esterilizado. Sempre tenha o seu próprio material e não compartilhe alicates e lixas, para evitar o risco de contaminações e micoses.

Já para fazer uma boa finalização, lixe todas as unhas para remover as pontas e deixá-las uniformes. A lixa deve ser sempre passada em apenas uma direção e nunca em movimento de vai-e-vem.

Utilize uma base fortalecedora

As bases fortalecedoras são importantes pois contam com compostos ativos que protegem as unhas e as deixam preparadas para receber a esmaltação.

Cada fórmula é desenvolvida com uma finalidade própria e conta com componentes que auxiliam para que as unhas cresçam mais fortes.

Use esmaltes de boa qualidade

Compre esmaltes de boa qualidade e de marcas conhecidas. Produtos com qualidade suspeita podem causar alergias, irritações na pele, além de deixar as unhas mais fracas, quebradiças e ressecadas.

Opte por removedores sem acetona

Outro produto químico que pode ressecar as unhas é a acetona, por isso, o ideal é sempre optar por removedores de esmalte que não contém esse ingrediente em sua composição. Há ainda opções de removedores no mercado que contêm óleos vegetais que auxiliam na hidratação.

Deixe as unhas descansarem

Apesar de as unhas serem formadas por células mortas, é importante dar um intervalo entre as esmaltações para que ela e seu organismo possam descansar e “respirar”. Isso evita manchas e outros danos. Essa pausa deve ser de no mínimo um dia.

Cuidado ao mexer com produtos químicos

Tome cuidado ao mexer com produtos químicos, como os produtos de limpeza. Água sanitária, desengordurantes e detergentes podem ter um efeito abrasivo na pele e nas unhas, podendo provocar irritações, além de ressecamento.

Então, uma dica é sempre utilizar luvas de borracha ao manusear produtos deste tipo. Mesmo para lavar a louça ou roupas, use luvas de cozinha para proteger as unhas do detergente e do sabão.

Enfim, seguindo essa rotina de cuidados, é possível manter as unhas muito mais saudáveis e bonitas por mais tempo.

Considerações finais

A francesinha no pé é uma aposta certeira para quem quer unhas com uma pegada mais delicada. No entanto, dá para variar e ir muito além da versão tradicional.

Espero que estas dicas tenham te inspirado a inovar nas suas unhas dos pés. Se você gostou deste artigo, deixe nos comentários e compartilhe com as amigas. Deixe nos comentários sua opinião, nos conte também se você gosta desse tipo de unha e se você já o usou alguma vez.

Além disso, se você se interessa por temas de beleza como este, não deixe de acompanhar nosso Guia de Beleza! Até mais!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Tudo bem! Mais detalhes

Entre e aproveite o Cashback nas suas compras

Sua senha deve ter no mínimo
  • 8 caracteres
  • 1 maiúscula (A-Z)
  • 1 número
  • 1 caractere especial (!@#$%&*)
Seguestões de Compras
R$0,00

Saldo disponível

R$0,00

Saldo pendente