O descascador de legumes escolhido deve ser capaz de atender bem ao consumidor. Por isso, para não haver surpresas indesejadas, é sempre bom atentar para alguns pontos. Nesse caso, são dois tópicos principais que devem ser levados em conta.
Material
O plástico ABS e o polipropileno são os materiais mais populares utilizados na criação de descascadores de legumes. São leves e fáceis de manusear, mas têm o ponto negativo de escorregarem da mão quando molhados.
Sabemos que no contexto de uma cozinha, nem sempre estamos com as mãos secas, considerando que o próprio legume ás vezes solta água.
Para solucionar esse problema, você pode usar um descascador de borracha, que é um material com maior aderência e que dificilmente vai escorregar da sua mão.
Há descascadores que são inteiros em inox, mas têm suas vantagens e desvantagem. A principal vantagem é o fato de não enferrujar nem acumular bactérias. A desvantagem é que nem sempre é muito confortável de se manusear.
Você também pode escolher um objeto que tenha a parte cortante em inox e o pegador de madeira. Assim, o conforto estará assegurado. Em contrapartida, será preciso sempre secá-lo imediatamente após o uso, pois a madeira está mais suscetível a pegar fungos e bactérias.
As lâminas de inox são as melhores em termos de resistência e durabilidade, além de não oxidarem com a umidade. Há lâminas feitas de plástico duro, mas ainda assim não conseguem ser tão resistentes quanto o inox.
Outro material possível é a cerâmica, mas, apesar de livre de bactérias, ela é mais frágil quanto a quedas e impactos.
Tipo de lâmina
Os dois modelos de lâmina existentes são o liso e o serrilhado.
Indicadas para legumes mais duros, como a cenoura, por exemplo, as lâminas lisas retiram a pele do alimento com facilidade.
Em geral, são mais destinadas a retirar as imperfeições da superfície do que de fato arrancar uma parte significativa do legume.
As lâminas serrilhadas são recomendadas para aqueles legumes mais delicados e frágeis, como o tomate. Há um cuidado maior na hora de descascar alimentos como esse, pois um movimento mais brusco pode amassá-lo.
É aí que o serrilhado da lâmina age, deslizando com uma facilidade maior pela casca e retirando-a.
Os descascadores de legumes são tão importantes para uma cozinha quanto os porta-temperos e os saleiros. Dependendo do estilo de alimentação do indivíduo, podem ser usados todos os dias. Por isso, escolher o melhor dentre tantos faz toda a diferença!
Sabemos que existem dois principais tipos de descascadores de legumes: em formato de Y e vertical. Ambos são boas opções, mas cada consumidor escolherá com base em suas preferências.
Há alguns critérios a se levar em conta na hora de escolher um bom descascador de legumes, que são: material e tipo de lâmina. Sabendo disso, você já tem todas as informações mais importantes para fazer uma compra consciente.
Nosso objetivo com este post foi te ajudar a ter uma boa experiência de compra. Agora, queremos saber o que você acha: qual modelo de descascador de legumes mais te agrada? Responda aqui embaixo!
Até a próxima, Cupomzeiros!