Está procurando uma bebida para utilizar naquela comemoração especial ou somente para curtir um momento de descontração depois de um longo dia de trabalho? Pensando nisso, trouxemos este artigo que apresenta o Espumante Monte Paschoal Moscatel Rosé, que pode ser aquilo que você procura.
O Espumante Monte Paschoal Moscatel Rosé é uma ótima opção para quem deseja comemorar com uma bebida elegante e muito saborosa. Então, prepare o saca-rolha e a taça de cristal para conhecer mais sobre essa garrafa a seguir e entenda todos os seus pontos positivos e negativos.
Espumante do tipo moscatel
Os espumantes do tipo moscatel são doces e considerados versáteis, por isso, estão entre os preferidos do público.
O moscatel surgiu na Itália, em 1850. Porém, no Brasil, o primeiro moscatel é de 1978, o qual foi produzido no Rio Grande do Sul pela multinacional italiana Martini e Rossi.
Vale lembrar que a região Sul do Brasil se destaca pela produção dessa bebida, todavia, no Brasil, a região do Vale do Rio São Francisco também se destaca na produção desse espumante que tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros.
Espumante Monte Paschoal Moscatel Rosé
O produto nacional é cultivado e fabricado na Serra Gaúcha, região muito conhecida por suas belas paisagens, turismo e produção de vinhos, com uvas de excelente qualidade. Afinal, elas são cultivadas em uma altitude de 750 metros e em solo fértil, o que lhes garante um sabor único e marcante.
Bebida marcante
Este espumante propõe uma nova forma de degustar a bebida, que é uma proposta única da marca. Assim, se destaca tanto no sabor quanto no olfato por ser um item rico em frutas vermelhas.
Seu principal diferencial é que suas borbulhas se soltam na boca com uma extrema facilidade. Dessa forma, tem leves pitadas de florais, por isso seu cheiro é muito agradável e suave.
O sabor é adocicado, por isso é ideal para quem não gosta de opções amargas ou de bebidas fortes. Por isso, não é um paladar complexo e mesmo as pessoas que começaram a degustar vinhos e espumantes conseguirá aproveitar.
Principais características desse espumante:
-
- Feito a partir da uva moscato, por isso pertence a categoria Moscatel;
-
- Seu sabor se associa com frutas vermelhas e tem um aroma frutado;
-
- O teor alcoólico é de cerca de 7,5%.
-
- Feito para consumo em baixas temperaturas, o ideal é que esteja a 8 ºC.
Como é feito?
O Espumante Monte Paschoal Moscatel Rosé é um produto jovem e elaborado com uvas cheias de tons e aromas. Dessa forma, usa a Moscato Bayley e o Método Asti para chegar ao tom rosé cereja.
Este é um processo de fermentação que ocorre dentro de autoclaves. Assim, possui apenas uma etapa, onde o suco das uvas é armazenado dentro das cubas junto às leveduras e quando atinge 6% do teor alcoólico o procedimento é interrompido por choque térmico.
O adocicado surge ao longo desse método, por isso, ao finalizar, ele é resfriado de forma rápida. Depois disso, é filtrado e engarrafado, então não precisa ser armazenado para se consumir após um certo período.
A bebida, assim, ganha bons sabores e cheiros mesmo que tenha poucos processos em sua fábrica. Com isso, ela não é complexa ou muito elaborada, por isso qualquer paladar pode se adaptar ao sabor.
Safra
Como o produto é feito todo ano, ele não tem uma safra específica que se destaca na produção. Isso porque a qualidade tem se mantido a mesma ao longo de todas as suas fabricações.
Para conseguir esse alto nível, a marca se importa em manter um padrão nos lotes de frutas. Por isso, o sabor do Espumante Monte Paschoal Moscatel Rosé é o mesmo em qualquer garrafa que você adquira.
Ao longo do processo, qualquer amargor se elimina por conta da fermentação e das leveduras. Assim, com um rígido controle de produção, todas as bebidas do comércio são similares e seguem o alto nível exigido pela marca.
Harmonização do Espumante Monte Paschoal Moscatel Rosé
Este espumante se indica para festas e recepções, já que tem um tom de comemoração. Além disso, como tem um sabor leve e pouco complexo é ideal para acompanhar pratos por similaridade ou contradição, veja a seguir.
Sabor similar
Quem gosta de sabores próximos em seu paladar é preciso servir com comidas leves e frescas. Dessa forma, petiscos e alimentos que não tem muitos temperos é a melhor forma de comer, confira alguns exemplos:
-
- Canapés;
-
- Saladas em geral;
-
- Legumes grelhados ou cozidos;
-
- Sobremesas no geral, como bolo e sorvetes;
-
- Carnes brancas – peixe, frango, frutos do mar;
-
- Massas leves e com molhos frescos como pesto.
Sabor diferente
Há a harmonização por contradição no Espumante Monte Paschoal Moscatel Rosé. Mas, para isso, é preciso um pouco mais de cuidados para que os dois sabores se respeitem e nenhum se sobressaia.
Como a garrafa é adocicada, é interessante contrapor com pratos salgados como ostras, por exemplo. Entretanto, como ela contém um tom bem doce, é bom evitar pratos gordurosos, porque não há acidez para contrapor de forma delicada.
Quando tomar
A bebida combina com dias quentes e eventos chiques, já que a sua embalagem é muito elegante. Por isso, orna bem com comemorações. Todavia, saiba que você não precisa se prender a um evento específico para apreciar o espumante moscatel.
Diferenciais
Seu principal diferencial é ter um visual sedutor com tons de rosa cereja e uma espuma abundante e persistente. Além disso, seu aroma é intenso e remete a frutas como morangos, amoras e lichia.
No olfato, ele se destaca por ter notas florais que lembram muito gerânios e rosas. Dessa forma, é um produto ideal para quem tem um paladar jovem e que não gosta de amargos ou azedos na sua bebida.
Forma como a espuma se dilui
Suas borbulhas têm uma fermentação interrompida de modo rápido por conta do choque térmico. Portanto, conserva melhor as bolhas, o que permite que quando você bebe, de para sentir elas se dissolverem na boca de forma macia e suave.
Plantio
Para elaborar a garrafa, se plantam as uvas em ambientes com elevada altitude. Então, isso influencia de forma direta na qualidade da fruta, seja no tamanho, cor e sabor. Por isso, é fácil para a marca manter um padrão equilibrado em todos os seus produtos.
Prós do Espumante Monte Paschoal Moscatel Rosé
Seu principal ponto positivo é que o Espumante Monte Paschoal Moscatel Rosé é uma bebida simples. Dessa forma, qualquer pessoa pode aproveitar o seu sabor, mesmo quem não tem o hábito de tomar bebidas alcoólicas.
O teor de álcool também é baixo, por isso agrada os jovens de forma geral. Portanto, é um espumante ideal para quem quer iniciar a sua degustação de vinhos e precisa de um sabor leve e pouco complexo.
Como é refrescante, ele é ideal para o Brasil, que tem temperaturas altas quase o ano todo. Por isso, ele combina bem com qualquer época do ano em que se queira comemorar algo com elegância.
Sua cor e aroma são pontos diferentes no produto e que chamam a atenção pela beleza. Assim, é um item agradável no paladar e no olfato de quem gosta de drinks doces.
Contras do Espumante Monte Paschoal Moscatel Rosé
O ponto negativo do espumante é que seu gosto não combina com comidas pesadas. Por isso, não é ideal para a maioria dos jantares, apenas para as sobremesas ou para pratos frescos.
Perguntas frequentes
O que harmoniza com Espumante Moscatel rosé?
Quando servir espumante rosé?
O que colocar no espumante rosé?
Onde guardar o espumante?
Considerações finais
Por fim, nós, Cupomzeiros, esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas a respeito desse espumante e descoberto se ele é o que você precisa e procura. Mas, se não for, lembre-se que temos artigos sobre outros espumantes que podem te interessar.
Além disso, vale lembrar que, no nosso site, você encontra artigos sobre diversos produtos. É só você ir na aba de pesquisa e digitar o produto de interesse, logo em seguida, serão apresentados a você artigos de produtos que estão relacionados ao que você procura.
Até a próxima!