JBL Quantum 100: Análise do Headset Gamer #Review
Tendo surgido inicialmente como um tipo de fone de ouvido com microfone integrado para gamers que jogam online e em grupo, hoje os headsets podem determinar a qualidade e intensidade da sua experiência de jogo.
Entretanto, com tanta variedade no mercado, cada um com uma característica e ponto forte, escolher o ideal para você não é tarefa simples.
A JBL é uma das marcas mais faladas hoje em dia quando o assunto é equipamento de áudio. Seu catálogo de produto cobre produtos para os mais diversos públicos e plataformas, sendo o JBL Quantum100 o headset da marca pensado especialmente no público gamer.
O que trouxe fama à marca foi o som denso e o design inigualável de seus aparelhos para música.
O JBL QUANTUM 100 é um Headset a nível entrada com preço abaixo dos 200 reais no mercado.
Ele vem com JBL QuantumSOUND Signature, microfone boom direcional removível com foco na voz e recursos de silenciador, compatibilidade com o sistema Surrond, drivers de 40 mm e ainda é compatível com todos os tipos de console que podem ser encontrados no mercado.
Apesar deste modelo não contar com grandes sofisticações, o JBL Quantum 100 promete qualidade altíssima de áudio e de conforto, tendo sido criado para aqueles que não querem gastar muito, mas não abrem mão de uma melhora na experiência de jogo.
Tendo conseguido destaque com seus aparelhos para ouvir música, será que a JBL manda bem quando o assunto são os games? Vamos analisar!
Características do Quantum 100 da JBL
JBL QuantumSound Signature
A JBL promete que com seu sistema de áudio projetado exclusivamente pela marca, o QuantumSOUND Signature, cada ambiente sonoro de jogo torna-se mais realista e as cenas épicas mais envolventes, cobrindo desde os ruídos mais silenciosos até os maiores estrondos.
Espuma de memória
Esse headset para PS4 e outros consoles é feito com uma haste de material leve e conchas cobertas com almofadas auriculares feitas com espuma de memória, aquela que afunda conforme a superfície com que ela entra em contato, garantindo conforto até mesmo nas sessões mais longas de jogos.
Microfone boom direcional
O microfone com boom direcional do JBL Quantum 100 vem com recursos de silenciamento e é removível, o que te permite usá-lo como headset para partidas que não são em grupo também, além de torná-lo versátil para eventualmente ser usado também como aparelho para ouvir música, por exemplo.
A haste do microfone é flexível e você pode ajustá-lo para o ângulo ideal e permitir que a sua voz chegue de maneira mais clara para os outros competidores.
Design
A haste deste fone é toda emborrachada e tem uma espuma na parte que entra em contato com a cabeça. As conchas são de revestimento em couro sintético e preenchimento por espuma de memória, podendo girar em até 90°.
Esse headset JBL não é wireless e vem com fio trançado de 1,2 metros de tamanho. O controlador de volume fica na lateral das conchas, bem como o botão para silenciar o microfone.
Especificações técnicas
- Comprimento do cabo do fone de ouvido: 1.2 m
- Driver: 40mm
- Sensibilidade do Driver a 1kHz1mW: 96db
- Resposta de Frequência Dinâmica: 20 Hz – 20 kHz
- Peso: 220g
Compativel com windows sonic spacial audio
O JBL Quantum 100 foi projetado para ser totalmente compatível com o sistema Sound surround nativo das plataformas windows 10 e Xbox One.
Compatível com todas as plataformas
A entrada 3,5mm desse headset faz dele compatível com todas as plataformas que você pode imaginar, de pc a nintendo switch, de Mac a realidade virtual.
Diferenciais do produto
O primeiro destaque interessante deste produto é seu microfone removível, que é bem conveniente para quem tem a intenção de investir em um equipamento de som multiuso, e usar o JBL Quantum 100 para além dos jogos.
Dado que ele é um headset menor do que a média em suas dimensões, você pode carregá-lo facilmente em uma mochila e transportá-lo sem o microfone.
Além de ser removível, o microfone também é flexível e você pode direcioná-lo da forma mais adequada em relação a sua boca, para não te incomodar e ainda fazer com que seus companheiros te escutem de maneira mais clara. Você também pode escolher o modelo nas cores branco ou preto.
Vale a pena comprar o Quantum 100 da JBL?
Em 2020 a JBL lançou pela primeira vez uma linha de headsets exclusivos para games, que são os Quantum.
Nela é possível encontrar modelos para todos os orçamentos, sendo o JBL Quantum 100 o mais simples de todos, indicados especialmente para aqueles gamers que jogam casualmente.
O JBL Quantum 100 entrega o básico de um headset gamer. Ele é um fone confortável, tem um som de qualidade, microfone removível e é compatível com vários dispositivos.
Prós
A grande vantagem do JBL Quantum 100 é que ele é um headset super acessível que você adquire por menos de R$ 200, e o investimento compensa ainda mais se você pretende usá-lo em mais de uma plataforma, seja no seu videogame, smartphone ou PC, contanto que tenha entrada de 3,5mm.
O microfone removível desse headset também é um ponto de destaque, já que esse fator torna o Quantum 100 mais portátil, e a flexibilidade do microfone também permite regulá-lo conforme as dimensões da sua cabeça.
As hastes vêm com regulagem de tamanho e os revestimentos das conchas são feitos de um material macio, que se adapta ergonomicamente a suas orelhas e não esquentam.
Outro ponto bem positivo a respeito desse headset é o fato de que apesar de não ter Surround nativo, ele é compatível com o som Surround do Windows 10 e do Xbox One.
Contras
O JBL Quantum 100 é o modelo mais simples da linha de fones gamer da JBL, por isso seu design também é extremamente simples e sem muitos detalhes, sendo os únicos na lateral das conchas com o logo da JBL em alto relevo e na parte superior da haste.
O plástico de revestimento também não é o material com maior qualidade no mercado.
Algumas críticas encontradas na internet a respeito do Quantum 100 citam que o fone apresenta ruídos caso o jogador aumente muito o volume, o que deixa a entender que o som não é assim tão nítido como a marca promete.
Esse fator também se estende a quando o modelo está vinculado ao som surround, que, apesar de funcionar, se mostra bastante rudimentar: você até consegue captar a direção da qual está vindo o barulho no jogo, mas de forma não muito precisa e nítida.
Por fim, outro ponto negativo citado pelos usuários foi que o acolchoado da parte de baixo das hastes e das conchas é bem fino, com chance de se desgastar em pouco tempo.
Conclusão
O que você vai encontrar nesse produto é um headset gamer básico e com design um pouco rudimentar. O JBL Quantum 100 é, no entanto, um ótimo quebra galho caso você ainda não tenha certeza do quanto quer investir em um periférico para games.
O som dele é equilibrado, com o estéreo funcionando muito bem nas diferentes plataformas, mas lembre-se que você só poderá usá-lo em outros aparelhos caso eles tenham entradas 3,5 mm separadas para som e microfone.
Falando em microfone, o deste headset é muito bom e ainda pode ser removido ou ajustado para melhor captar a sua voz.
Quando analisamos um headset, umas das primeiras coisas que consideramos é o seu preço, já que ele determinará a possibilidade inicial da compra.
O Quantum 100 é um modelo que cabe no bolso de qualquer um, e que cumpre o seu papel como fone de nível de entrada.
Esperamos que você não tenha mais dúvidas a respeito desse produto. Bons jogos e até a próxima Cupomzeiros!