Uma boa memória RAM geralmente não tem um preço muito baixo, por isso, você não pode comprar uma ser analisar o equipamento, não é?
Ninguém quer investir dinheiro em algo que não tem qualidade e que não dispõe daquilo que você precisa.
Abaixo, confira algumas informações extremamente úteis para que você saiba mais sobre a memória RAM e saiba também fazer uma boa escolha.
Quantidade de memória oferecida
Quanto maior a memória, melhor será o desempenho e mais softwares poderão ser utilizados ao mesmo tempo, sem que haja uma lentidão no processamento das atividades que o computador realiza.
Se você deseja uma memória RAM para uso habitual, apenas para rodar programas e outros aplicativos que não são tão pesados, você não precisa se preocupar em ter uma memória com capacidade muito grande.
Caso deseje adicionar uma memória RAM para poder ter melhor desempenho no funcionamento de jogos em seu computador, aí, sim, vale a pena e é mais necessário investir em uma memória com uma capacidade bem maior.
Atualmente, as memórias RAM disponíveis no mercado costumam variar de 2GB a 16GB o pente. A principal dica aqui para saber quanto de memória você precisa é definir o que realmente você deseja fazer com ela.
Quantidade de módulos
Para um melhor funcionamento, o ideal é que você instale o par de pentes de memórias RAM. Caso não saiba, esse tipo de memória pode ser vendida separadamente ou em pares.
Optando por instalar o par, a performance do sistema será muito melhor do que instalando somente uma unidade.
Analise o tipo do seu hardware
Analise o tipo de hardware que você possui, já que nem todos os tipos de memórias RAM são compatíveis com todos os tipos de hardware.
A memória RAM escolhida precisa, então, encaixar no seu computador e ser compatível com a placa-mãe do dispositivo.
DDR3 e DDR4 são os tipos padrão de memória que a placa pode aceitar, verifique qual é a padrão do seu hardware.
Analise todas as informações técnicas do seu comutador, tudo isso vai ser útil para descobrir se a memória escolhida é compatível ou não.
DDR significa Double Date Rate, significa taxa dupla de transferência. O padrão DDR então possibilita que, simultaneamente, dois dados sejam transferidos.
SO-DIMM ou DIMM são os tipos do tamanho do pente. Verifique qual tipo de memória que você deseja possuir e verifique também se há compatibilidade com o seu hardware.
Frequências
A frequência também deve ser analisada, pois, caso não seja, você também corre o risco de adquirir uma memória RAM incompatível com o seu hardware.
Para que tudo seja compatível, o seu computador não pode ter uma velocidade menor do que o pente de memória que vai ser utilizado.
Dual-channel ou quad-channel
Esses nomes se referem à quantidade de canais que serão utilizados para que a memória se comunique com a CPU.
Dual-channel se refere a dois canais simultâneos e quad-channel se refere a quatro canais simultâneos.
O ideal é que você utilize a menor quantidade de pentes possível, optando por pentes com uma memória maior para que a quantidade de memória que você deseja seja atingida com um baixo número de pentes de memória.
Custo-benefício
Na maioria das vezes, comprar uma memória RAM pode ser um bom investimento se o valor cobrado por ela corresponde a todas as vantagens que ela traz para você.
Memórias RAM podem não ser tão baratas, então faça boas pesquisas no mercado e confira todas as especificações e características técnicas para garantir que você está pagando um valor justo por aquilo que vai receber.
Finalmente, terminamos de apresentar para você o nosso top 10 com as melhores memórias RAM disponíveis no mercado. Se o seu computador está lento, já deu para ver que comprar uma boa memória RAM pode ser a solução, não é?
Esperamos que, agora, você esteja mais convicto da escolha que vai fazer e possa investir em uma memória realmente de qualidade.
Na prática, investir em mouses sem fio e teclados bluetooth são uma ótima pedida para seu notebook, mas, nada que se compare a ter uma boa memória RAM!
No mais, não esqueça de seguir as dicas sobre o que levar em consideração antes de escolher uma das memórias que foram apresentadas.
Gostou do conteúdo? Foi útil para você? Então deixa aqui o seu comentário.
Por hoje é só, mas em breve voltaremos com novas recomendações para vocês!
Leia também:
Até mais, Cupomzeiros!