A Furadeira de Bancada da Motomil FBH-130l é boa?
A furadeira de bancada Motomil FBH-130l é uma opção mais robusta do que o modelo manual. Por isso, é indicada para trabalhos de marcenaria e carpintaria, que exigem mais força e precisão. Então, conheça mais sobre o produto e as indicações de uso.
Furadeira de Bancada da Motomil FBH-130l
Este modelo está disponível na versão de 220V, por isso, é importante checar o local de instalação para ver se é compatível. Confira ainda os outros aspectos técnicos dessa ferramenta:
- Peso do motor: 4 kg, ao passo que o peso total é de 12 kg;
- Conta com 5 velocidades, que vão de 650 a 2100 rpm;
- Perfura a uma profundidade de até 50mm e 13 mm de diâmetro;
- Frequência de 60Hz;
- Potência do motor de 250W;
- Dimensões: 58 cm de altura, 17 cm de largura e 40 de comprimento;
- Garantia de 1 ano pelo fabricante.
Opção resistente
Tanto a base que vai fixa na bancada quanto a mesa do produto, que apoia o material perfurado, são feitas em ferro fundido. Por isso, o produto é bem resistente para as tarefas mais pesadas.
Design, tamanho e peso da Motomil FBH-130l
Este modelo tem um design compacto, ideal para espaços pequenos, pois tem apenas 40 cm de comprimento por 58 de altura. O desenho da furadeira tem linhas mais simples, com a base e mesa pintados de vermelho.
Como é uma ferramenta para um serviço mais pesado, sua estrutura é mais pesada para aguentar a potência. Por isso, a peça tem um peso total de 12 kg, sendo destes 4 kg apenas do motor.
Egonomia
Diferente das furadeiras manuais, a versão para bancada tem a vantagem de que pode ser ajustada na altura mais confortável para o trabalho. Desse modo, tendo em vista as dimensões do produto, você pode escolher a altura da base em que será fixada.
Maior apoio
O apoio na bancada também auxilia na ergonomia, pois evita ter que se deslocar com uma ferramenta pesada. Além disso, ela dá mais firmeza para manusear o material a ser perfurado.
Aplicações da Furadeira de Bancada da Motomil FBH-130l
Essa furadeira é ideal para trabalhos em marcenaria, bem como para o uso em artesanato e trabalhos em oficina. Nesse sentido, é capaz de perfurar desde madeira até metais leves e placas de aço.
De acordo com o tipo de material é preciso escolher o tipo de broca e a rotação adequada. Portanto, objetos mais duros e resistentes pedem uma rotação mais baixa e brocas maiores. Por outro lado, a rotação mais alta e as brocas mais finas são para materiais leves.
Cuidados necessários
Para o trabalho de perfurar metais é preciso lubrificar a ponta da broca, pois isso evita que aqueça demais. Além disso, ao manusear, tenha certeza de que todas as peças estão bem fixas, para evitar acidentes.
Voltagem e mandril
A furadeira de bancada Motomil FBH-130l está disponível somente na versão de 220V. Devido à potência do motor, essa voltagem é mais indicada, uma vez que os fios podem ter um diâmetro menor.
Segundo a orientação do fabricante, o ideal é instalar ainda um disjuntor, para evitar uma espécie de sobrecarga da rede elétrica. Dessa forma, em caso de dúvidas, o ideal é contar com o auxílio de um profissional para a instalação.
Mandril
O mandril nesse modelo é de 0.5 ” e 13mm, e vem com a chave para a troca das brocas de acordo com o serviço. É importante ver se a broca está firme no mandril, pois se estiver girando, não vai perfurar o material e ainda pode estragar o item.
Controle de velocidade da Motomil FBH-130l
A furadeira conta com 5 velocidades, alteradas de forma manual pelo ajuste da correia. Portanto, a mudança sempre deve ocorrer com o aparelho desligado, conforme consta no manual, para evitar acidentes.
Escolher a velocidade de rotação adequada para o tipo de material, evita a sobrecarga e ainda um melhor rendimento. Desse modo, quanto menor o diâmetro da broca, maior deve ser a rotação ajustada.
Watts e mesa da Motomil FBH-130l
A Motomil FBH-130l tem uma potência de 250 watts, ou seja, é ideal para o uso doméstico, em hobbies. Para o uso profissional, em trabalhos mais intensos, o motor deixa a desejar, então se for este o caso, vale buscar uma potência maior.
Quanto à mesa dessa ferramenta, tem uma boa resistência e dá firmeza para os trabalhos. No entanto, não possui uma morsa para fixar o material a ser perfurado. Com isso, é preciso ajustar a altura correta e usar outros meios para fixar o material na mesa.
Reservatório e brocas da Motomil FBH-130l
Esse modelo não possui reservatório, mas conta com um protetor no mandril, que ajuda a proteger o usuário de possíveis farpas. Por sua vez, o item em acrílico transparente não atrapalha o uso da furadeira, e pode ser removido se necessário.
As brocas não acompanham o produto, por isso, são compradas à parte. No entanto, é importante observar a espessura máxima de 13 mm para encaixe correto no mandril da Motomil FBH-130l.
Diferenciais
Para maior segurança, essa furadeira conta com uma chave de acionamento magnética. Além disso, conta com botão que desliga o aparelho de forma rápida em caso de acidentes, apenas com a palma da mão.
Em caso de queda de energia, a máquina desliga, mas não volta a funcionar de forma automática. Então, o usuário deve acionar a furadeira pelo botão verde para que volte a funcionar.
Segurança adicional
Na chave de acionamento, há espaço para inserir um cadeado, para evitar que pessoas acionem a furadeira de forma indevida. Desse modo, é um item importante, em especial para quem tem crianças menores em casa.
Prós da Furadeira de Bancada da Motomil FBH-130l
Entre os pontos positivos, de acordo com a opinião de clientes, a Motomil FBH-130l tem uma boa precisão nos trabalhos. Além disso, veja ainda alguns pontos que merecem destaque sobre o produto:
- Potência é boa para trabalhos em madeira;
- Material resistente;
- Segurança, graças ao botão de desligamento rápido;
- Fácil instalação e operação.
Para o uso doméstico em geral, o produto tem um bom custo benefício, uma vez que o preço fica entre R$ 360 e R$ 500. Portanto, é ideal para quem busca uma furadeira mais robusta, mas sem investir muito.
Contras da Motomil FBH-130l
De acordo com a resenha dos consumidores, falta uma morsa na mesa da furadeira, para fixar melhor o material a ser perfurado. Ainda, dentre as críticas a este modelo se destacam, por exemplo:
- Baixa potência do motor;
- Disponível em uma única opção de voltagem;
- Manual sem as informações necessárias sobre uso;
- Dificuldade ao mudar de velocidade, uma vez que tem que ajustar a correia.
A furadeira de bancada Motomil FBH-130l, de fato, não é a melhor opção para o uso profissional. Nesse caso, o ideal é buscar uma versão com potência superior a 350W.
Vale a pena comprar a Furadeira de Bancada da Motomil FBH-130l?
Esta é uma boa opção para quem busca uma furadeira de uso doméstico, mas com mais conforto do que as versões manuais. Desse modo, se você tem como hobbie a marcenaria, ela atende bem para esse tipo de trabalho.
Já para serviços mais pesados, e perfuração de metais mais resistentes, o modelo apresenta maior dificuldade. Portanto, sempre leve em conta a sua necessidade para escolher a ferramenta adequada.