Emiliana Sauvignon é bom? Vale a pena? #Review
O Emiliana Sauvignon é a sugestão para quem quer apreciar um dos melhores vinhos chilenos. Isso porque, ele é leve, fresco e tem um preço acessível. Assim, conheça essa bebida que se destaca pela qualidade e sabor, a fim de saber se é a escolha ideal.
Emiliana Sauvignon
A princípio, este é um vinho chileno branco do tipo seco. Dessa forma, ele é feito a partir de uvas da variedade Sauvignon Blanc, por isso, este nome. De antemão, pode-se dizer que é uma bebida com corpo leve, cítrico e de fácil harmonização.
Confira a sua ficha técnica abaixo:
- País de origem: Chile;
- Vinícola: Emiliana;
- Região: Valle de Casablanca;
- Coloração: branco;
- Tipo: seco;
- Uva: Sauvignon Blanc;
- Volume: 750 ml;
- Temperatura de consumo: 8 – 10°C.
O seu teor alcóolico é de 13% e apresenta grande complexidade de aromas e sabores herbais. Como também é possível sentir no paladar frutas cítricas como lima e pomelo, que é uma espécie de laranja.
Vinhos chilenos
Antes de mais nada, o vinho no Chile teve origem em 1550 com a chegada dos espanhóis que trouxeram na bagagem, além da bebida já pronta, algumas mudas de videiras.
Por possuir proximidade de clima e altitude, os chilenos perceberam que podiam fabricar vinho com a mesma qualidade. Assim, nos últimos anos, o Chile vem se especializando em técnicas e produções que não deixam nada a dever para as nações europeias.
Características especiais
O Emiliana Sauvignon possui corpo médio, além disso, tem um método de fabricação clássica. Então, este é um vinho fresco e agradável que, atualmente, é possível encontrar nas vinícolas as safras de 2016, 2017 e 2018. Aliás, o seu tipo de rolha é o Screw Cap.
Por ser uma bebida leve e até mesmo ter como característica ser um exemplar refrescante, é ideal para consumir em locais mais quentes, como é o caso do Brasil. Dessa maneira, ele deve ser servido de 6 a 12 graus para a experiência ser completa.
Material e design da garrafa do Emiliana Sauvignon
O vinho Emiliana Sauvignon, assim como a maioria dos vinhos e espumantes são postos em vasilhames de vidro. No caso deste produto em específico, a garrafa é Bordeaux, além disso, ele é fechado com o Screw cap, que facilita a abertura e para guardar na geladeira.
Por fim, seu design também é o básico e comum entre a categoria, no rótulo tem-se uma parreira e a rolha é na cor verde. No caso deste vinho, ele vem em um volume de 750 ml.
Composição e sabores do produto
Antes de mais nada, o Emiliana faz parte da família Sauvignon, que possui outros rótulos, mas todos vindos da vinícola Emiliana. Contudo, é uma linha especial de vinhos chilenos que possuem qualidade e preços acessíveis.
No geral, as bebidas são vistas de acordo com as notas olfativas e o sabor, por exemplo:
- Olfativa: notas de lima, toranja, abacaxi e pêssego;
- Gustativo: no paladar é possível sentir notas frutais e herbais.
O Emiliana Sauvignon é ideal para qualquer situação?
Nem sempre o vinho é ideal para acompanhar uma refeição, muitas vezes ele é para um momentos de descontração entre amigos. Além disso, a própria bebida pode ser uma boa companhia, após um dia cansativo.
O Emiliana Sauvignon na harmonização é um produto com aspectro amplo, que pode ser a opção para uma refeição completa de petiscos, saladas, prato principal e até mesmo com sobremesa.
Harmonização
A princípio, este é um vinho fácil de ser harmonizar com pratos salgados, até mesmo com petiscos e saladas, bem como, outros como:
- Peixes e frutos do mar;
- Queijos frescos;
- Aves;
- Massas e risotos;
- Pratos com condimentos.
Embora ele harmonize com essa diversidade de sabores, acima de tudo, é com a carne branca que ele realmente se destaca e ganha nuances bem interessantes no paladar.
Sobremesas
Engana-se quem pensa que essa bebida só acompanha a refeição principal. Ou que um vinho branco é mais difícil de harmonizar, muito pelo contrário, já que ele é bem-vindo também na hora da sobremesa.
Para o vinho chileno Emiliana, então, aposte em doces, como os cremes à base de leite, ou até mesmo o doce de leite. Esses sabores cairão bem com esse tipo pela acidez que ele possui.
Diferenciais
Talvez um dos diferenciais dos vinhos chilenos é que lá há uma certa diversidade de microclimas. O que faz com que o país tenha uma certa variedade de uvas, o que reflete nos sabores das bebidas.
Ou seja, é esse fator que faz com que seja um item cheio de notas frutadas e amadeiradas, que é uma explosão de sabor em uma garrafa. Assim, de forma geral, o Emiliana Sauvignon conquistou o paladar dos brasileiros.
Destaca-se o seu modo de preparo, semelhante ao dos europeus, mas com o frescor dos campos de parreiras latinos. Por isso, as notas dele são frutadas, com sabores intensos e ao mesmo tempo delicados.
Isso, acima de tudo, torna o Chile um dos países com fama de ser um bom produtor de vinhos. Afinal, conta com vinícolas de boa reputação como a Emiliana.
Prós do Emiliana Sauvignon
Os vinhos chilenos possuem sabores agradáveis ao paladar, além da qualidade das uvas e do processo de fabricação. Por isso, pode-se citar alguns pontos positivos deste prduto, por exemplo:
- Frescor;
- Leveza;
- Ar descontraído;
- Fácil harmonização;
- Assemelha a um Bordeaux;
- Preço acessível;
- Fácil de encontrar.
Vale destacar também a acidez do Emiliana Sauvignon que é bem equilibrada. Dessa forma, percebe-se no paladar as suas notas minerais e cítricas.
Contras do Emiliana Sauvignon
Hoje em dia, o vinho chileno vem se mostrando tão bom quanto os europeus, com uma qualidade idêntica, porém, com um valor mais acessível.
Um contra que pode-se citar, no entanto, é que para quem busca uma bebida mais refinada, essa talvez não seja a melhor opção. Visto que pode-se encontrar esse produto até mesmo em supermercados.
Vale a pena comprar o Emiliana Sauvignon?
Este é um vinho que possui uma boa qualidade, riqueza no sabor e no olfato. Isso sem contar as notas gustativas, que são um show à parte, então, são vários sabores interessantes.
Outro ponto, que inicialmente ia contra a marca, mas que não é realmente um problema é que ele é facilmente visto nas redes de mercado. Assim, não há dificuldade em ter acesso a ele. Este é um dos motivos para que o seu consumo seja tão popular.
Por último, o Emiliana Sauvignon é um vinho para se ter em casa, a um preço justo e com qualidade que supera ou que se iguala às famosas bebidas europeias.