Extra Virgem Cartuxa é bom? Vale a pena? #Review
O Extra Virgem Cartuxa traz a mesa tradição e história em um sabor único, além de marcante. Portanto, este é um dos melhores azeites de oliva da região de Évora que encanta os mais exigentes paladares. Saiba mais sobre esse produto de destaque.
Extra Virgem Cartuxa
O azeite é um dos alimentos mais antigos do mundo. A princípio, ele está presente na alimentação mediterrânea há 6 mil anos e até hoje, tem espaço nas mesas de milhões de pessoas.
A escolha é importante para quem cuida da saúde. Por isso, esse rótulo é uma boa opção. Além disso, ele é um dos melhores de Portugal, de acordo com os prêmios da categoria.
Ficha técnica
É a obra de arte do azeite português, sendo um dos mais apreciados pela qualidade. Suas especificações são:
- Produtor: Fundação Eugênio de Almeida;
- Azeitonas: Galega, Pictual;
- Quantidade: 500 ml;
- Acidez: 0,1%.
O azeite de oliva Cartuxa, antes de mais nada, tem um paladar especial e diferenciado por conta da mistura entre essas variedades de frutos da azeitona.
Todas são colhidas no tempo certo de maturação, com respeito ao fruto e às oliveiras. A princípio, isso traz a esse item um gosto único, que transforma qualquer prato com seu sabor.
Características especiais
A quantidade de 13 ml, ou seja, uma colher de sopa possui 108 calorias de azeite 100% puro. Aliás, é considerado uma gordura boa para o corpo. Assim, é a escolha de vários nutricionistas para quem quer manter uma boa alimentação.
Uma das características especiais do Extra Virgem Cartuxa é que ele possui uma nuance de sabores, dos mais variados tipos. Eles vão do frutado, passando por tons mais amendoados.
Notas com perfeito equilíbrio
Embora seja suave ao paladar e tenha notas bem equilibradas. Antes de mais nada, isso é reflexo do cuidado com o fruto desde a plantação até a colheita.
Isso porque, somente os frutos maduros são apanhados diretamente das oliveiras. A princípio, a colheita manual permite uma seleção cuidadosa, selecionando os saudáveis e maduros.
A preocupação com o meio ambiente está presente na fabricação do óleo, já que, seu Largar dispõe de um tratamento de água, o que permite utilizá-la novamente para regar o olival.
Material e design da garrafa do Extra Virgem Cartuxa
O cuidado com o azeite passa também pelo armazenamento. Antes de mais nada, a garrafa precisa ter um tom escuro. A claridade oxida o produto, o que afeta diretamente na qualidade e sabor.
Dito isso, ele é colocado em um recipiente de vidro escuro, com desenhos dos ramos dos seus olivais. O contraste do frasco com o vermelho da sua tampa e do nome no rótulo, trazem um design simples, porém, arrojado e atual para a embalagem.
Fundação Eugénio de Almeida
A história do azeite Extra Virgem Cartuxa escreveu-se por meio das mãos de Vasco Maria Eugénio de Almeida, um dos maiores mecenas do século XX em Portugal.
Natural de Lisboa, a família tinha terras em Évora, foi ali que decidiram revitalizar uma vinícola e apostar na plantação de um vasto Olival. A princípio, são quilômetros de plantações, que resultam nos azeites até hoje produzidos.
Composição, origem e sabor do produto
Na formulação deste azeite Cartuxa Extra Virgem, de fato, está presente vários tipos de azeitonas, que são maceradas juntas para extrair o óleo. Em maior quantidade estão os frutos do tipo Galega e a Pictual.
Embora também tenha na composição outras frutas para obter o sabor único deste produto. Todos eles vêm do Olival de Évora em Portugal, também é lá que está presente o Lagar, local onde ocorre a maceração da azeitona.
Dito isso, permanece até hoje a mesma tradição familiar dos Eugénio de Almeida. O gosto do azeite, por conta dos tipos de azeitonas, é frutado médio, além da presença de sabores marcantes como:
- Cacau;
- Frutos secos do tipo noz pecã e castanhas de caju;
- Especiarias.
No final ele tem um leve amargo e picante. Por fim, o seu aroma é fresco, porém, com notas das frutas azeitonas, acima de tudo, frescas e maduras.
O Extra Virgem Cartuxa combina com qualquer tipo de alimento?
Ele é um azeite que combina com quase tudo, a princípio, não tem nenhuma ressalva com o seu uso. A princípio, de uma forma geral, o azeite não é um óleo que aguenta temperaturas altas, pois perde suas propriedades.
O Extra Virgem Cartuxa pode ser harmonizado com vários tipos de alimentos, sendo alguns exemplos:
- Risotos;
- Molhos;
- Carnes brancas;
- Pães;
- Frutos do mar;
- Pizzas;
- Vegetais cozidos e grelhados.
É um produto que vale a pena se aventurar com novos pratos e descobrir sabores, pois ele agrega sabor às refeições. A princípio, vai muito bem com qualquer tipo de salada, como também em algumas sobremesas.
Diferenciais
O principal diferencial do produto é a sua essência, afinal, são anos no preparo do azeite, tradição passada de pai para filhos que, por fim, se manteve por meio da Fundação.
Um outro destaque é a colheita, onde somente frutos que estão prontos são colhidos, isso dá ao azeite uma qualidade superior. Antes de mais nada, o que enriquece e também é um diferencial são as qualidades dos frutos.
Prós do Extra Virgem Cartuxa
O Extra Virgem Cartuxa é um produto que possui tradição e além disso, é premiado no mundo todo. A princípio, já ganhou títulos em Portugal e na China de melhor azeite. Além disso ele tem outros prós como:
- Fácil harmonização;
- Equilibrado;
- Suave no paladar;
- Tem frutos selecionados;
- Fácil de encontrar em importadoras.
Ele conquista os paladares mais exigentes, pois tem frescor e suavidade, o que transforma esse azeite em um rótulo único na mesa dos consumidores.
Contras do Extra Virgem Cartuxa
O Extra Virgem Cartuxa é um excelente produto. Porém, ele concorre com versões nacionais e até mesmo portuguesas com melhor custo-benefício.
Este azeite é compartilhado por apreciadores do item, apesar da facilidade da compra pela internet em casas especializadas em produtos portugueses e importadoras no geral, ainda não é fácil de achar em mercados populares.
Por essa razão, ele não é conhecido do grande público. Sendo esse o maior contra do azeite de oliva Extra Virgem.
Vale a pena comprar o Extra Virgem Cartuxa?
O valor do produto está na fabricação e também no legado familiar. Esse azeite é, antes de mais nada, o que melhor se pode esperar de um ótimo item português.
A região de Évora propicia o bom cultivo das azeitonas. Isso porque, os frutos dessa área possuem um sabor frutado. Além disso, o blend de espécies traz um sabor único, por isso, vale a pena comprar este Extra Virgem.