Extra Virgem Herdade do Esporão é bom? Vale a pena? #Review
O Extra Virgem Herdade do Esporão está entre os melhores azeites de oliva do mundo. Afinal, a produção desse produto remonta ao século XIII quando a propriedade iniciou no ramo. Então, conheça os detalhes desse item, bem como, os sabores e como harmonizar.
Extra Virgem Herdade do Esporão
O azeite extra virgem português é produzido na região do Alentejo, pela marca que é referência internacional. Nesse sentido, confira a seguir os detalhes deste produto, de acordo com a informação do fabricante:
- Usa azeitonas dos tipos Arbequina, Cordovil, Frantoio, Pictual e Cobrançosa;
- Volume da embalagem: 500 ml;
- Cor: verde amarelado;
- Sabor frutado, com toques de ervas;
- Traz uma leve picância e sabor amargo, bem como, notas de frutas secas;
- Acidez máxima: 0,2%.
A produção mantém os métodos manuais que marcam a tradição da empresa secular. Apesar disso, com o tempo, foram inseridas novas técnicas para aumentar a qualidade dos azeites que saem de lá para o mundo.
Características especiais
A produção do azeite Extra Virgem Herdade do Esporão teve início em 1997. Desse modo, o conhecimento que já era aplicado há séculos para os vinhos serviu como base para o novo item.
Na região, a cultura das olivas já existe há muito tempo. Assim, aproveitou-se uma área de 1600 hectares que já contava com plantas adultas. Após, foram introduzidas novas árvores em regime intensivo até que atinjam o ponto de produção.
Produção sustentável
Uma das preocupações da marca é manter o cultivo de forma natural. Por isso, usa-se a fauna auxiliar como método de controle de pragas. Com isso, evita-se o uso de defensivos e produtos químicos.
Na produção, são usadas espécies de videiras próprias da região. Nesse sentido, elas se adaptam bem ao clima ensolarado e com menor volume de chuvas. Então, o processo de amadurecimento dos frutos é controlado com respeito às condições do local.
Material e design da garrafa do Extra Virgem Herdade do Esporão
A garrafa do azeite Extra Virgem Herdade do Esporão usa um vidro mais escuro. Isso porque, ajuda a proteger o líquido da luz externa. Desse modo, retarda o processo de oxidação, que deixa o sabor mais ácido.
O design é simples e traz a logo da marca, fundada em 1267. Além disso, conta com um detalhe em relevo, de uma oliveira na parte frontal. Assim, busca traduzir nas linhas mais básicas a inspiração da tradição e produção manual que marcam sua história.
Composição, origem e sabor do produto
A produção do azeite Esporão combina diferentes tipos de olivas, para chegar a um sabor único. Nesse sentido, as espécies que compõem o produto são:
- Arbequina;
- Cordovil;
- Frantoio;
- Pictual;
- Cobrançosa.
Todas as espécies são típicas da região, por isso, se adaptam bem ao clima. Desse modo, logo após a colheita, os frutos vão para a moagem. Depois de processadas, a pasta que resulta passa por um batimento, a uma temperatura controlada.
Resultado final
Feito isso, o produto segue para o decanter, que vai separar o óleo dos demais resíduos. Para finalizar, o azeite vai para uma centrífuga para eliminar os últimos resquícios de impurezas.
O preparo é feito a frio, com temperatura que não passa dos 27º C. Por isso, todos os sabores dos frutos são mantidos. O resultado é um azeite translúcido, em tom verde amarelado e com sabor que combina notas de ervas e frutas secas.
O Extra Virgem Herdade do Esporão combina com qualquer tipo de alimento?
Com um sabor equilibrado, o azeite Extra Virgem Herdade do Esporão harmoniza bem com vários tipos de pratos. Nesse sentido, algumas sugestões para uso do produto são, por exemplo:
- Saladas;
- Vegetais cozidos;
- No preparo de peixes, como o bacalhau;
- Para finalizar preparos leves, como risotos.
O azeite também é uma ótima opção para acompanhar entradas, como canapés e queijos. Aliás, como tem um leve toque de frutas secas no paladar, harmoniza bem com pratos que levam castanhas.
Diferenciais
Um dos diferenciais desse produto é a produção local, que evita o uso de produtos químicos. Por isso, é sustentável, além de garantir maior qualidade e sabor. Além disso, todo o processo é manual, e visa preservar os aspectos principais dos frutos.
A seleção dos tipos de azeitonas que vão no azeite também é especial. Nesse sentido, busca chegar ao equilíbrio perfeito em termos de acidez. Ainda, conta com as notas herbais, que se misturam a um sabor de frutas secas.
Marca de tradição
A Herdade do Esporão é conhecida pelo alto padrão na produção de vinhos desde o século XIII. Desse modo, o enorme conhecimento sobre o clima e solo da região do Alentejo ajudou no cultivo das oliveiras.
Com isso, a marca possui uma extensa área de cultivo, que combina árvores de mais de 100 anos a plantas jovens. Essa mistura, resulta em um produto com nível internacional, que está presente em diversos países.
Prós do Extra Virgem Herdade do Esporão
O azeite Extra Virgem Herdade do Esporão tem boas avaliações por parte dos consumidores. Então, confira a seguir os principais pontos de destaque sobre o produto de acordo com as resenhas:
- Boa acidez;
- Aroma agradável;
- Possui textura leve;
- Saboroso, apresenta uma leve picância ao final;
- Ideal para pratos frios ou quentes.
Por ser um produto importado, o custo é um pouco mais alto. Ainda assim, ele apresenta um bom custo-benefício, se comparado com itens similares. Desse modo, a garrafa de 500 ml pode ser encontrada por cerca de R$ 60.
Contras do Extra Virgem Herdade do Esporão
Com relação às críticas ao produto, a principal delas é que ele não tem um sabor marcante. Por isso, não possui grandes qualidades que o destaquem dos demais e justifiquem o preço. Além disso, outros pontos para levar em conta são:
- Leve amargor residual no paladar;
- Azeite é um pouco mais denso;
- Custos com a importação encarecem o produto;
- Há opções similares com valor menor.
Diante desses pontos, o produto tem um custo um tanto alto em relação aos diferenciais que apresenta. Contudo, ao paladar pode haver diferentes percepções de pessoa para pessoa.
Vale a pena comprar o Extra Virgem Herdade do Esporão?
O azeite Extra Virgem Herdade do Esporão é um produto de alto padrão de qualidade. Afinal, a marca está há longos anos no mercado e tem domínio sobre a técnica de moagem dos frutos.
Para quem aprecia esse tipo de produto, ainda mais em pratos frescos, vale a pena experimentar essa versão. Isso porque, ele combina notas interessantes que vão do frutado às ervas.
Sustentabilidade
A preocupação ambiental também é um ponto forte da marca. Desse modo, o cultivo é feito de modo natural. Com isso, além de preservar o solo, ainda garante um maior grau de pureza ao produto final.