Leyda Reserva Pinot Noir é bom? Vale a pena? #Review
O Leyda Reserva Pinot Noir é um dos melhores vinhos chilenos e acima de tudo, é de fácil harmonização. Além disso, essa é uma boa opção para momentos descontraídos. Então, conheça mais sobre essa bebida que tem suas parreiras próximas ao oceano.
Leyda Reserva Pinot Noir
Este é um bom vinho tinto e está entre um dos melhores rótulos produzidos no Chile, inclusive, tem a aprovação de enólogos e prêmios na categoria. Por isso, ele merece seu lugar de destaque.
O Leyda surpreende pelo seu aroma e gosto, é um clássico que carrega sabor e sensualidade. Suas características principais são:
- Vinícola: Leyda;
- Uvas Pinot Noir;
- Envelhecimento: 6 meses em barril de carvalho;
- Pontuação: Guia Descorchados 90;
- Região: Chile Vale de Leyda;
- Teor alcoólico: 14,5%;
- Estilo do vinho: Pinot Noir chileno;
- Temperatura ideal para servir: 15 graus;
- PH: 3,43;
- Total Acidity g/L: 4,92;
- Residual sugar (g/L): 2,7.
A vinícola foi fundada em 1998, mesmo sendo recente, conseguiu a base de dedicação e trabalho concorrer com as mais antigas do mercado.
Qualidade
Como o local possui um interessante microclima na região, os criadores construíram uma tubulação que desviou parte do Rio Maipo. Assim, cerca de oito quilômetros direcionados a vinícula, isso fez com que as uvas tivessem mais qualidade.
De acordo com a vinícola, o seu objetivo é buscar uma identidade da fruta e criar vinhos expressivos, diretos, frescos e suculentos. O que ela vem conseguindo com maestria.
Características especiais
Antes de mais nada, o vale costeiro do Chile, que fica apenas a 12 km do Pacífico, foi o local escolhido para as parreiras crescerem e é onde os vinhos são feitos. Dessa forma, a vinícola é pioneira no Vale Leyda, um ambiente fresco com dois mil hectares.
É por isso que os vinhos Reserva representam o terroir do Leyda, além disso, é respeitada a fruta e a identidade de cada casta. Essa é a característica desta vinícola, o cuidado com a sua matéria-prima.
O resultado final é o Pinot Noir, um vinho puro e fiel à variedade dessa uva de clima frio. Aliás, durante a temporada de 2021, houve temperaturas abaixo das médias históricas do local, o que levou a um amadurecimento lento das frutas.
Cima e vinho
A qualidade do vinho Leyda Reserva Pinot Noir foi surpreendente, com sabores frescos e úmidos, toques de frutas vermelhas e baixo teor alcoólico fizeram dessa safra uma bebida com um paladar vibrante.
Por fim, a colheita das uvas começa em março e termina em abril, logo após os processos de maturação. Em seguida, seguem para a produção.
Material e design da garrafa do Leyda Reserva Pinot Noir
A princípio, o vinho é envasado em uma linda garrafa estilo Borgonha, que é um recipiente um pouco mais longo, o que traz um charme a mais para a bebida. Por outro lado, o seu rótulo possui uma casa ao fundo.
Note que o design é parecido com outros vinhos chilenos, que possuem em comum a imagem das plantações ao fundo do desenho da marca. Por fim, o seu líquido tem uma cor vermelha rubi bem viva e brilhante, como todo tinto de qualidade deve ter.
Composição e sabores do produto
Antes de mais nada, o Leyda Reserva Pinot Noir está na lista de um dos melhores vinhos chilenos. Isso porque, o seu aroma é tão único que não pode ser mimetizada em outras bebidas do tipo.
Dito isso, a fragrância desta bebida é especial e pode-se sentir no paladar algumas notas, por exemplo:
- Ervas finas;
- Frutas vermelhas;
- Especiarias.
Vale mencionar que o aroma do vinho Leyda Pinot Noir pode variar entre algo mineral e herbáceo, o que faz dele um exemplo da riqueza do seu vale.
Riqueza de sabores
Já o sabor é algo à parte, afinal, as suas notas transitam em frutas vermelhas, com uma acidez viva que se prolonga no paladar, como:
- Cereja;
- Morango;
- Framboesa;
- Cranberry.
Alguns enólogos também creditam tons terrosos à bebida, aliás, não só isso como o de frutas negras, como:
- Ameixa;
- Groselha;
- Amora.
Há ainda especialistas experientes que também creditam a esse rótulo o sabor de chocolate e baunilha, com um toque mais mineral e herbáceo.
O Leyda Reserva Pinot Noir é ideal para qualquer situação?
Esse vinho combina bem com ocasiões especiais ou para degustação rotineira. Portanto, caso queira servi-lo durante a refeição, ele harmoniza bem com:
- Hambúrguer;
- Frango xadrez;
- Churrasco;
- Pizzas;
- Massas com molho vermelho;
- Risotos;
- Parmegiana.
Perceba que combinar esse Pinot Noir é muito simples e fácil. Dessa maneira, pode-se dizer que essa é uma bebida bastante versátil no quesito harmonização.
Diferenciais
O diferencial do Leyda Reserva Pinot Noir é como ele foi construído no Vale. Logo é um exemplo de como o homem pode se beneficiar da natureza sem agredi-la.
Além disso, eles aguardam naturalmente o amadurecimento da fruta e respeitam o tempo dela. Parece algo simples, mas é o que traz o devido destaque para os vinhos deste local.
Por último, um outro ponto muito importante é a proximidade com o oceano, o clima frio e a chuva, todos esses fatores fazem com que a fruta se transforme em uma bebida única.
Prós do Leyda Reserva Pinot Noir
De antemão, é um vinho frutado, sensual, que pode ser usado de forma casual. Dessa forma, possui como pontos positivos os seguintes:
- Harmoniza com comidas simples como pizza e hambúrguer;
- Rico em sabores;
- Bom custo-benefício;
- Um dos melhores vinhos do Chile;
- Pode-se encontrá-lo em mercados.
São esses os aspectos principais que se deve destacar nessa bebida. Por isso, em geral, vale a pena adquirir esse produto da vinícola Leyda.
Contras do Leyda Reserva Pinot Noir
Antes de mais nada, este é um vinho ótimo, sem qualquer resenha negativa de consumidores nos sites de apreciadores da bebida.
Só existe uma divergência quanto aos seus aromas e sabores, mas para esse artigo foram consideradas somente opiniões de enólogos. Enfim, o único ponto de observação é quanto à presença de sulfitos, caso seja alérgico.
Vale a pena comprar o Leyda Reserva Pinot Noir?
Esse é um vinho que possui alta qualidade, acima de tudo, por conta do local em que estão as vieiras. Isso sem falar no método de produção, que é cuidadoso desde o plantio até a maturação da fruta.
Vale a pena comprar o Leyda Reserva Pinot Noir. Afinal, existe a certeza de consumir um produto que tem uma boa procedência, como também, um sabor que é o diferencial dessa vinícola chilena.