Apple: especialistas falam sobre o desenvolvimento das câmeras do iPhone
Após o lançamento dos modelos do iPhone 13, o vice-presidente de engenharia de hardware de câmera da Apple Graham Townsend e o vice-presidente de engenharia de software de câmera Jon McCormack conversaram com Robert Leedham, da British GQ , sobre as câmeras dos aparelhos da Apple.
Townsend disse que a Apple começa a planejar futuros sistemas de câmera do iPhone cerca de três anos antes do lançamento dos aparelhos. De certa forma, o especialista sugere que a empresa americana começou a desenvolver a câmera nos modelos do iPhone 13 já em 2018.
“O planejamento deve começar cerca de três anos antes, porque é quando realmente corrigimos as especificações do silício”, diz Townsend.
Leia mais:
A Apple e o desafio de desenvolver as câmeras de seus smartphones
Na explicação de Townsend, neste momento inicial o sensor é definido juntamente com o processador A15 Bionic. “É quando temos que começar a falar com Jon e prever as experiências que queremos. Obviamente, quando projetamos a nova lente ultra-grande angular , íamos entregar fotos macro. Mas como isso vai funcionar tanto em fotos quanto em vídeo?”, disse o vice-presidente de hardware.
Em relação às melhorias nas câmeras do iPhone 13, ela apresentam um novo modo Cinematográfico que permite aos usuários gravar vídeo com uma profundidade de campo rasa e mudanças de foco automáticas entre os assuntos. Diante disso, McCormack cometou sobre os desafios de desenvolver esse recurso.
“Foi um longo processo com muitas estradas ventosas, mas, como a maioria das coisas profundas, leva um tempo”, diz McCormack.
O especialista complementou: “Não estamos apenas olhando para a profundidade de cada quadro, mas também há uma coisa chamada estabilidade temporal: conforme nos movemos entre os quadros com pessoas se movendo, como podemos ter certeza de que você não acabará com bordas estranhas e coisas do tipo naquela?”
A entrevista dos especialistas da Apple discutiu também a responsabilidade ambiental da Apple e enfatiza o quão longe a câmera do iPhone avançou ao longo dos anos.
“Não estamos pedindo o impossível, mas estamos pedindo que a câmera alcance o melhor que pode todos os anos”, diz Townsend. “Nos últimos dez anos, vimos uma melhora dramática, mas não há descanso”. Ou seja, a evolução nos equipamentos da Apple são realidade, mas dá muito trabalho…