Cabo Frio – O Que Fazer, Onde Ficar e Mais Dicas!
Cabo Frio é a maior cidade da famosa Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro.
Além disso, ela dispõe de uma excelente infraestrutura, boas opções de hospedagens, bares e restaurantes, além de algumas das praias mais lindas do Brasil.
As praias paradisíacas não são as únicas atrações do município, sendo que Cabo Frio possui uma rica região histórica, com construções do século XVI. São igrejas antigas, fortalezas e praças muito charmosas, que remetem ao seu período colonial.
A extensa Praia do forte é a principal praia da cidade, onde conta com diversos bares e restaurantes e, é palco da espetacular queima de fogos na virada do ano.
Nela também se situa o Forte de São Mateus, que foi construído no século XVII.
Enfim, Cabo frio é o destino ideal para quem aprecia relaxar em meio as belezas naturais, bem como vivenciar momentos únicos!
O Que Fazer Em Cabo Frio
Descoberto pelo português Américo Vespúcio no ano 1503, Cabo Frio ocupa a sétima posição de município mais antigo do Brasil.
Com isso, seus principais roteiros turísticos contam com passeios por patrimônios históricos.
Dispondo de uma grande variedade de praias e algumas ilhas, além de possuir ventos muito fortes, a cidade é ideal para a prática de mergulho e outros esportes náuticos, como iatismo e surf.
Acompanhe a seguir, algumas sugestões que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem para Cabo Frio:
Visitar as Praias de Cabo Frio
Como foi dito anteriormente, Cabo Frio conta com algumas das praias mais lindas do nosso país. Elas possuem área branquinha e águas cristalinas que encantam qualquer visitante. Por isso, vale a pena conhecer cada uma delas.
Praia do Forte
A Praia do Forte é a mais famosa da cidade, dispondo de 7,5 km de extensão, areia fininha e fofa, águas cristalinas e um mar propício para banhistas e praticantes de esportes aquáticos.
Além disso, oferece uma boa infraestrutura e, no final de ano é palco da famosa virada com shows e queima de fogos.
Praia da Dunas
Apresentando dunas como pano de fundo, a Praia da Dunas pode ser acessada através da Praia do Forte. Possui uma grande área de preservação natural, sendo que não tem muitos comércios e hotéis na região. É muito frequentada por praticantes de windsurf e kitesurf, devido seus ventos fortes e boas ondas.
Praia do Peró
Outra boa opção para relaxar é a Praia do Peró, que está na lista das melhores praias de Cabo Frio. Ela dispõe de 7 km de extensão, boa infraestrutura, ondas mais fortes e possui o selo internacional da Bandeira Azul, onde são garantidas as qualidades da areia, água e acessibilidade.
Praia das Conchas
Adjacente a Praia do Peró, se encontra a bela Praia das Conchas que dispõe de uma enseada de apenas 600 metros de extensão. Situada entre dois morros, oferece duas trilhas para seus turistas fazerem uma caminhada. Ela conta com quiosques e banheiros, e possibilita o aluguel de caiaques.
Praia do Foguete
Situada na divisa com Arraial do Cabo, a Praia do Foguete possui 7,5 km de extensão e um calçadão cheio de quiosques e restaurantes. Ela é famosa por sediar campeonatos de Surf, sendo que suas águas são frias, profundas e geram ondas fortes.
Esses foram só alguns exemplos das melhores praias, porém, se você for visitar a cidade com mais tempo, vale a pena conhecer todas as praias da região.
Conhecer as Ilhas de Cabo Frio
Algumas das ilhas mais conhecidas e procuradas pelos viajantes são as do Japonês e a dos Papagaios, porém a cidade dispõe de muitas outras. Outros exemplos são: a Ilha das Emergências, Ilha dos Capões e Ilha Dois Irmãos. Então, conheça quantas quiser e puder!
Ilha do Japonês
Um cartão postal da cidade é a paradisíaca Ilha do Japonês, que faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol. Situada ao final da Lagoa Aruama, que é o ponto de encontro das águas doces e salgadas, possui um mar calmo, transparente e raso.
Suas águas apresentam condições perfeitas para canoagem, remo, caiaque e windsurf, ou seja, atividades para o dia todo. Se você quiser, pode atravessar de barco para o lado oposto da ilha, que oferece bares e restaurantes, já que não existe muita estrutura nas proximidades.
Ilha dos Papagaios
E para quem gosta de praticar mergulho ou realizar passeio de barco, a Ilha dos Papagaios é uma boa pedida. Ela é a maior ilha de Cabo Frio e está rodeada por muita biodiversidade, seja em água ou em terra.
Perfeita para todos os níveis de mergulho, dispõe de profundidades que variam de 18 a 40 metros. Com águas bem geladas, o mergulho considerado o melhor é o da ponta oeste, que chega à 21 metros de profundidade.
Lençóis do Peró
Um verdadeiro refúgio natural, os Lençóis do Peró encontram-se muito preservado. A paisagem remete a uma espécie de “oásis” em meio ao litoral, sendo que é formada por dunas que geram piscinas naturais de água doce.
A trilha até o local dura cerca de 3h (ida e volta) e precisa de guia licenciado para te ajudar a chegar na área. Entretanto, vai render momentos únicos de total contato com a natureza da região. É importante levar chapéu e muita água, uma vez em que os ventos e a ocorrência de sol são bem fortes por lá.
Bairro da Passagem
É o bairro mais antigo da cidade, sendo o primeiro lugar de povoação portuguesa em Cabo Frio. Com isso, a arquitetura colonial que compõe suas ruas estreitas, caminhos feitos de paralelepípedos, pracinhas e casas de portas e janelas coloridas.
No local também encontra-se o Beco do Príncipe, uma das partes mais lindas do bairro. Trata-se de um arco no meio de um palacete colonial que guia até à beira do Canal do Itajuru e a Igreja São Benedito, construída no século XVII.
Um dos polos gastronômicos da cidade, conta com restaurantes, bistrôs e barzinhos com música ao vivo para curtir com amigos, família ou com seu par. E o melhor que ele fica a apenas 2 km do centro de Cabo Frio.
Forte São Mateus
Localizado no final da Praia do Forte e erguido entre 1616 e 1620 por portugueses e índios tamoios, o Forte São Mateus é considerado um patrimônio histórico da cidade, sendo uma das construções arquitetônicas coloniais mais antigas da America Latina.
Ele funcionava como defesa da terra contra invasores estrangeiros, sendo que das muitas guerras que presenciou, restaram apenas os canhões.
No entanto, a visitação conta com cartazes e fotos que descrevem a história do lugar, exposições de obras de artistas locais e um mirante que proporciona uma vista panorâmica da Praia do Forte e Ilha do Japonês.
Morro da Guia
Atua como um mirante maravilhoso, que propicia uma linda vista da cidade, bem como possibilita desfrutar de um deslumbrante pôr do sol.
Em seu topo encontra-se uma capela muito bonita do século XVIII, que acomoda a imagem de Nossa Senhora da Guia.
O acesso ao local é feito através da subida a pé de um morro bem ingrime, uma vez em que carros não podem subir. Essa ladeira é feita com calçamento de paralelepípedos e o trajeto dura aproximadamente 15 minutos.
Trilha do Morro do Vigia
Localizada entre as praias do Peró e das Conchas, a trilha do Morro do Vigia é mais uma ótima opção do que fazer em Cabo Frio. Do alto da trilha é possível avistar essas duas praias e também é possível visitar a bonita Gruta do Vigia.
Com 800 metros de extensão, o trajeto da trilha dura cerca de 1h30, já que o mesmo apresenta alguns trechos de subida. Apesar de ser possível realizá-la sem guia, é recomendado contratar um.
Trilha do Farol da Lajinha
Essa trilha leva direto para o Farol da Lajinha, datado de 1913. Ela também oferece uma linda vista de algumas praias e ilhas da cidade, tais como as praias do Forte, das Dunas e do Foguete, e as ilhas do Japonês e do Papagaio, além do Canal de Itajuru.
Possuindo nível de dificuldade média, a trilha dispõe de 1,3 Km de extensão e um trecho de subida. O percurso ida e volta leva cerca de 1h30 para ser completado. Com isso, ela é perfeita para quem aprecia realizar uma boa trilha.
Parque das Dunas
Simplesmente encantador e deslumbrante, o Parque das Dunas dispõe de uma linda paisagem natural. Ele é formado por diversos montes de areia marinha e é uma área de preservação ambiental protegida por lei.
Uma de suas principais atrações é a Duna Mãe que contém mais de 30 metros de altura. No local é possível realizar “esquibunda” e apreciar o lindo pôr de sol de Cabo Frio.
Explorar a Vizinha Arraial do Cabo
Arraial do Cabo fica a 12 km de Cabo Frio, sendo possível ir para a cidade de carro, ônibus e até de Uber, além de poder fazer um passeio de barco até lá. Você poderá conhecer as famosas escadas das Prainhas do Pontal do Atalaia e a incrível Praia do Forno.
Confira a seguir, mais algumas atrações da cidade que não podem faltar na sua lista:
- Passeio de Barco: Ideal para quem quer desfrutar ainda mais das paisagens e cantinhos paradisíacos da cidade;
- Mergulho: É possível ser feito tanto em passeios de barco pela região, quanto com as próprias escolas de mergulho do município;
- Rua dos Biquínis: Apresentando mais de 150 lojas especializadas em moda praia, fitness e acessórios, a rua é um verdadeiro Shopping a céu aberto que vende somente essas categorias;
- Praça das Águas: Muito bonita, dispõe de uma área 1600 m², com pista de skate semi-profissional, lago com chafariz e iluminação especial à noite, pequenas passarelas cheias de bancos e tanques com peixes;
- Museu Internacional do Surf: Fundado no ano de 2012, conta a história de um dos esportes mais amados e praticado na cidade. Ele é o maior da America Latina e Central, além de ser o terceiro maior do mundo.
Onde Ficar Em Cabo Frio
Como a cidade possui muitas atrações turísticas, para que você consiga desfrutar ao máximo da viagem, é necessário se hospedar por alguns dias no local.
O bom é que ela conta com uma excelente infraestrutura turística, dispondo de várias opções de hotéis e pousadas a preços que cabem em todos os bolsos. Portanto, confira abaixo, algumas das melhores hospedagens da região:
Hotéis em Cabo Frio
Acompanhe a seguir, a nossa seleção de melhores hotéis em Cabo Frio:
- Hotel Mirante do Forte – Nota 9,4 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 246,00;
- Paradiso Peró Praia Hotel – Nota 9,2 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 439,00;
- Hotel Mar de Cabo Frio – Nota 9,1 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 325,00 ;
- Hotel Paradiso del Sol – Nota 8,8 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 300,00;
- Hotel Real – Nota 8,7 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 261,00;
- Oasis Cabo Frio – Nota 8,7 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 360,00;
- Malibu Palace Hotel – Nota 8,6 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 300,00;
- Paradiso Corporate – Nota 8,5 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 292,00;
- Samba Cabo Frio – Nota 8,1 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 430,00;
- Green Hotéis – Nota 8,0 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 381,00 + R$ 38,00 em impostos e taxas.
Pousadas em Cabo Frio
Algumas das melhores pousadas em Cabo Frio são:
- Pousada do Nei – Nota 9,6 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 180,00;
- Pousada Velas do Forte – Nota 9,5 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 288,00;
- Pousada Cambucá de Cabo Frio – Nota 9,3 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 288,00;
- Pousada do Bispo – Nota 9,3 no Booking e oferece diárias a partir de R$ 257,00 + R$ 15,00 em impostos e taxas;
- Pousada Paraíso do Peró – Nota 9,2 no Booking e oferece diárias a partir R$ 198,00;
- Airport Pousada – Nota 9,0 no Booking e oferece diárias a partir R$ 200,00;
- Pousada Recanto da Passagem – Nota 9,0 no Booking e oferece diárias a partir R$ 375,00;
- Pousada Porto Canal – Nota 9,0 no Booking e oferece diárias a partir R$ 223,00;
- Pousada Boutique do Lazer – Nota 8,9 no Booking e oferece diárias a partir R$ 288,00;
- Pousada SUN Victory – Nota 8,7 no Booking e oferece diárias a partir R$ 260,00.
Lembrando que você pode economizar utilizando os cupons de desconto e cashback no Booking.com!
Onde Comer Em Cabo Frio
O que não vai faltar é lugar para você degustar pratos e lanches deliciosos em Cabo Frio. Isso porque, a cidade não deixa a desejar no quesito de opções gastronômicas. Você encontrará desde petisquinhos e fast foods, até cozinhas mais refinadas de culinária internacional.
Seu principal polo gastronômico encontra-se no bairro da Passagem, onde estão estabelecidos alguns restaurantes de referência na cidade. Alguns operam em casarões coloniais nas sedutoras ruas do Centro Histórico e muito deles proporcionam uma linda vista para o Canal do Itajuru.
A Praia do Forte também dispõe de uma boa concentração de restaurantes, além de ótimos quiosques para quem aprecia realizar suas refeições à beira-mar.
Além disso, ainda tem a opção do Shopping Park Lagos, o único shopping da Região dos Lagos, onde existe uma boa diversidade de restaurantes e lanchonetes. Ideal para quem quiser realizar umas compras e depois desfrutar de um bom jantar.
Portanto, confira a seguir, algumas indicações de ótimas opções gastronômicas em Cabo Frio:
Galápagos Restaurante
Estabelecido no famoso bairro da Passagem, o Galápagos possui uma decoração rústica e aconchegante, com um toque de requinte. Ele oferece um menu caprichado de culinária brasileira, com foco em pratos com frutos do mar, além de opções vegetarianas.
Kentô
Uma boa opção de culinária oriental, que oferece opções saborosas no seu cardápio. Ele agrada muito com seus pratos muito bons e preços justos, bem como por seu rodízio. Ideal para quem aprecia frutos do mar e peixes frescos.
Zé da Picanha
Considerado uma das mais tradicionais steakshouses de Cabo Frio, o Zé da Picanha oferece um clima bem familiar e proporciona vista para a Praia do Forte. É o local perfeito para quem aprecia um bom corte de carne, sendo que seu cardápio conta com porções de picanhas a outros churrascos.
Arcos do Canal
Restaurante de culinária italiana e frutos do mar, que está situado no bairro da passagem. Seu cardápio é famoso por ser muito bem elaborado, além de ele ganhar pontos pela belíssima vista para o Canal do Itajuru que oferece. No local você poderá desfrutar de pratos lindos e drinks bem convidativos.
La Gondole
Mais uma opção muito conhecida em Cabo Frio pela sua culinária excepcional é o La Gondole. Ele oferece um menu bem elaborado com pratos de cozinha nacional e internacional, ou seja, consegue agradar a todos os gostos. O cardápio dispõe desde dobradinha até pratos mais refinados como lagosta.
E as opções não acabam por ai! Veja abaixo, mais sugestões que não podem faltar no seu roteiro:
- Quiosque Cantinho da Tia Maria: Possui mesas ao ar livre à beira-mar da Praia do forte e oferece pratos e aperitivos com frutos do mar, bem como doces e um bom café. E para quem curte, o local ainda conta com música ao vivo;
- Cantina Gaúcha: Ambiente acolhedor e simples sob o comando de um casal, que dispõe de apenas cinco mesas. Você encontrará no local as mais variadas e deliciosas massas;
- L Café Noir: Famoso em Cabo Frio, sua decoração e ambiente remetem à terra natal do chef Laurent Santos, a França;
- Sem Frescura Burger: Ideal para quem gosta de saborear um maravilhoso hambúrguer, o Sem Frescura Burger oferece em seu cardápio sanduíches de linguiça, coxinhas, milk shakes, entre outras coisas deliciosas;
- Restaurante Picolino: Situado à beira do canal, oferece um ambiente agradável e boa comida. Seu cardápio é bem variado e ele dispõe de varanda ao ar livre no andar superior.
Quando Ir Para Cabo Frio
Com clima sempre ameno e poucas incidências de chuvas, quando comparada com outros destinos litorâneos, Cabo Frio rende uma boa viagem o ano todo. Suas temperaturas variam entre 20° e 35° graus, podendo aumentar um pouco mais nos meses de verão.
Entretanto, embora o clima colabore ao longo de todas as estações, se você prefere mais tranquilidade em sua viagem, evite visitar a cidade durante os feriados prolongados, finais de semana e férias escolares.
A alta temporada acontece entre os meses de dezembro a fevereiro, ou seja, nos meses de verão. Além disso, no ano novo e feriado de carnaval, datas em que ocorrem festas e comemorações especias, a cidade fica muito cheia.
Quem gosta de ir para esse destino para praticar mergulho, o período de março a junho é mais tranquilo e oferece águas mais cristalinas, sendo que as praias recebem menos turistas.
Os meses de agostos e novembro ainda compreendem a baixa temporada, porém como as temperaturas caem um pouco nesse período, as águas ficam mais frias que o normal.
Portanto, para quem gosta de curtir as praias, é melhor ir nos meses de verão. Por outro lado, quem vai para praticar mergulho e visitar o Centro Histórico, pode ir em qualquer época do ano.
Quantos Dias Ficar Em Cabo Frio
A quantidade de dias na cidade vai depender muito do seu roteiro de viagem. Caso queira relaxar e curtir o dia nas principais praias de Cabo Frio, mas sem passeios longos, um final de semana já será suficiente.
Agora, se pretende explorar melhor a região, conhecendo mais sobre os lugares típicos, cartões postais da cidade e ainda aproveitar as praias, serão necessários pelo menos uns cinco dias.
Se você quiser ampliar seu roteiro para as cidades vizinhas, como Arraial do Cabo e Búzios, e ainda desfrutar dos pontos turísticos do próprio destino, o ideal é reservar no mínimo uma semana para a sua viagem.
Como Chegar Em Cabo Frio
Cabo Frio além de ser um excelente destino, também é uma cidade muito acessível por variados meios de transporte. O que vai variar é o tempo de chegada ao destino, sendo que depende de onde foi iniciada a viagem e os valores gastos com o trajeto.
De Avião
Quem prefere ir para o destino de avião encontra duas possibilidades, voo direto até o Aeroporto Internacional de Cabo Frio ou pegando um voo até a cidade do Rio de janeiro que fica a 155 km de Cabo Frio (Aeroporto Santos Dumont ou Galeão).
Somente alguns estados possuem voo direto para o Aeroporto de Cabo Frio, que fica a uma distância de 10 km do centro da cidade, tais como São Paulo e Minas Gerais, por exemplo.
No entanto, é importante conferir a disponibilidade, já que as rotas são muito limitadas e os poucos voos disponíveis são oferecidos pela GOL em São Paulo – SP e pela Azul em Confins – MG.
Entretanto, a maioria dos turistas fazem o trajeto pelos aeroportos Santos-Dumont ou Galeão, que recebem voos das principais companhias aéreas do Brasil (GOL, Latam e Azul), vindas de diversas cidades do país.
Após chegar ao Rio de Janeiro, é possível seguir para Cabo Frio através de ônibus, carro alugado ou até mesmo de Transfer ou Uber. O serviço de Transfer pode ser contratado no próprio aeroporto ou na sua hospedagem, já o Uber pode ser compartilhado com outros viajantes para ficar mais em conta.
De Ônibus
Saindo da cidade do Rio de Janeiro, você poderá pegar a Auto Viação 1001 que oferece ônibus que realiza o trajeto até Cabo Frio em vários horários no dia.
A duração da viagem é de aproximadamente 3 horas e os valores podem variar dependendo da época do ano.
Agora, para quem pretende sair de São Paulo, o embarque é feito no Terminal Rodoviário do Tietê, tendo como principal companhia que realiza o trajeto a Auto Viação 1001.
Também estão disponíveis vários horários durante o dia para a partida, sendo que a viagem tem duração aproximada de 9 horas.
De Carro
Se o percurso for feito a partir da capital Rio de Janeiro, o trajeto até Cabo Frio levará cerca de 2h30 sem trânsito.
Você deverá seguir pela BR-101, depois pela Via Lagos (RJ-124) e por fim pela RJ-140, em São Pedro da Aldeia. O caminho apresenta dois pedágios, um na Ponte Rio-Niterói e outro no km 22 da Via Lagos.
Já para quem sai de São Paulo, existem duas opções de rotas. A primeira segue pela BR-116 e pela Via Lagos (RJ-124), sendo um trajeto de 575 km e sua duração aproximada de 8h.
Outra opção é pegar a BR-381 e seguir pela BR-116 e Via Lagos, porém o caminho possui 717 Km e leva em torno de 11h para chegar ao destino.
Dúvidas Frequentes
Qual é a melhor praia de Cabo Frio?
A mais famosa e preferida pelos visitantes da cidade é a Praia do Forte. Isso porque, ela dispõe de areia branquinha e fina, águas transparentes e um mar que oferece ótimas condições para banho.
Além disso, conta com uma excelente infraestrutura, onde sua orla é cercada por prédios, hotéis, restaurantes e quiosques.
Qual é a melhor época para ir a Cabo Frio?
Para quem prefere conhecer a cidade em um período mais tranquilo, abril e maio são considerados ótimas opções de escolha.
Esses meses englobam a baixa temporada e a suas temperaturas continuam elevadas. E o melhor de tudo, está fora do período chuvoso, que ocorre com mais frequência no verão.
É perigoso Cabo Frio?
Segundo informações retiradas do site da prefeitura de Cabo Frio, as ações conjuntas da Prefeitura com as forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro vêm surtindo bons resultados no combate à criminalidade local.
O dados fornecidos, mostram uma redução de 73% em roubos nas ruas da cidade. Com isso, é possível visitar a cidade sem se preocupar tanto, mas é bom ficar sempre atento por lá.
O que fazer em Cabo Frio em 2 dias?
Dois dias são suficientes para conhecer as principais praias da cidade, sem passeios muitos extensos. Uma sugestão é, no primeiro dia visitar o Forte São Mateus, o Mirante do Arpoador e a Praia do Forte e no segundo dia, você poderá apreciar a linda Praia das Conchas e conhecer a Ilha do Japonês.
Qual a praia mais badalada de Cabo Frio?
Sem dúvidas é a Praia do Forte. Ao longo do dia a praia é muito disputada pelos turistas e suas noites são bem agitadas, com shows de artistas famosos no verão. Ela também dispõe de uma orla lindíssima e bem conservada, bem como de ótimos bares e restaurantes ao seu redor.
Qual a praia mais quente de Cabo Frio?
Um relato de viajante no site Tripadvisor afirma que a Praia do Peró e a Praia das Conchas dispõe de um mar com ótima temperatura para banho.
Como é morar em Cabo Frio?
Apesar de ser uma cidade pequena, Cabo Frio conta com uma boa infraestrutura e consegue entregar tudo o que tem em uma cidade grande, como por exemplo hospitais, escola e até mesmo um aeroporto. Não é a toa que tantos turistas que visitam a cidade se apaixonam e resolvem ficar por lá.
Considerações Finais
Cabo Frio oferece atrações para todos os gostos e estilos, durante o ano inteiro. O melhor de tudo é que a cidade conta com uma excelente infraestrutura turística, dispondo de uma ótima rede hoteleira, bons restaurantes e fácil acesso.
Nós do Cupomzeiros, esperamos que esse guia de viagem te ajude a esclarecer todas as suas dúvidas em relação a esse destino incrível. Inclusive, conta aqui para gente se você gostou desse post, ok?
Até mais, viajantes!