Guia Completo de Chapecó: O Que Fazer na Cidade Catarinense
Que tal um Guia Completo de Chapecó para você conhecer ainda mais a cidade?
Chapecó é uma cidade catarinense conhecida por ser uma das rotas principais dos maiores produtores internacionais. Além disso, Chapecó realiza diversos eventos importantes como feiras especializadas e multissetoriais.
O turismo na cidade se concentra nesses eventos importantes como a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial. Além disso, muitas pessoas viajam a Chapecó para conhecer os diversos pontos turísticos da cidade.
Então, para você conhecer melhor essa cidade catarinense, nós do Cupomzeiros, preparamos um Guia Completo!
Saiba o que fazer na cidade, onde ficar, onde comer, como chegar e muito mais. Confira.
Conheça Chapecó
Antes de mais nada, a história da cidade não poderia faltar em nosso guia. Chapecó é uma palavra de origem Kaingang com diversas interpretações como “chapadão alto”, “chapéu de cipó”, entre outros.
A área de Chapecó foi disputada entre Portugal e Espanha, e posteriormente, entre Brasil e Argentina. Com a demarcação definitiva do território, inicia-se o processo de colonização efetiva da “Velha Chapecó”, ou seja, da região oeste de Santa Catarina.
Assim entraram em cena as Sociedades de Colonização, adquirindo do governo estadual – por meio de concessões – enormes extensões de terra para dividir em lotes e vendê-los aos colonos interessados.
Em troca, essas empresas deveriam construir estradas na região para fornecer infraestrutura para se conectar com outras partes do estado.
A grande maioria dos colonos que se instalaram em Chapecó desde então veio das antigas colônias do Rio Grande do Sul. Eles eram geralmente descendentes de imigrantes europeus (principalmente italianos e, em menor grau, alemães e poloneses).
Mas, somente em 1895 que a questão territorial foi resolvida, tendo o Brasil como vencedor. Contudo, para garantir a posse do território, criou-se no oeste de Santa Catarina a Colônia Militar de Chapecó.
O município de Chapecó foi de fato estabelecido após a Guerra do Contestado, uma disputa entre Santa Catarina e Paraná. Então, no dia 25 de agosto de 1917 a cidade de Chapecó foi instituída.
Atualmente, Chapecó tem mais de 227 mil habitantes e uma área de 626 km quadrados. As principais atividades econômicas da cidade são agricultura, indústria, pecuária e madeira.
O que fazer em Chapecó?
Como vimos, Chapecó possui diversos pontos turísticos. Por isso, dicas de o que fazer em Chapecó também não poderia ficar de fora.
Principais pontos turísticos de Chapecó
- Monumento “O Desbravador”
- Catedral de Chapecó
- Praça Coronel Bertaso
- Museu Antônio Selistre de Campos
- Átrio Daví Barela Dávi
- Trilha do Pitoco
- Ecoparque
Monumento O Desbravador
O Monumento O Desbravador não poderia deixar de estar em nossas recomendações, visto que conta uma importante parte da história da cidade.
Localizado na Avenida Getúlio Dornelles Vargas, no centro da cidade, esse é um dos principais cartões-postais da cidade. Isso porque, o monumento conta com 14 metros de altura, 5,70 metros de largura e é feito de ferro, aço e concreto.
Sendo, portanto, a imagem de um gaúcho para homenagear os pioneiros de Chapecó. Ou seja, os colonizadores que vieram no início de 1920 através de companhias colonizadoras.
Além disso, simbolizando o trabalho, na mão direita o gaúcho segura um machado. Em contrapartida, na mão esquerda, com o louro nas mãos do Desbravador, simboliza-se a conquista e o desenvolvimento do centro.
Catedral de Chapecó
Bem próximo ao “O Desbravador” localiza-se a Catedral Santo Antônio. A Catedral de Chapecó não poderia deixar de estar presente no nosso guia, pois ela é a primeira Igreja Matriz de Chapecó.
Feita em madeira, a Catedral foi construída entre 1938 e 1940. Então, em 1950 a Igreja foi destruída por um incêndio, restando apenas as torres da igreja. Mas, em 1951, foi lançada a pedra angular para a construção da nova Igreja Matriz de Chapecó.
Então, em 1956 aconteceu a inauguração da Igreja Matriz de Chapecó. Além de conter uma gruta em pedra que possui as imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças, a Catedral de Chapecó possui duas torres com 40 metros de altura.
Desse modo, a Igreja Matriz é um importante símbolo da cidade, além de ser um local de fé onde as pessoas se prostram em oração. Sem contar que a Catedral de Chapecó é um dos principais pontos turísticos da cidade.
Praça Coronel Bertaso
Outro ponto turístico bastante interessante da cidade é a Praça Coronel Bertaso que fica em frente à Igreja Matriz de Chapecó.
Sendo um lugar de descanso no centro da cidade e que também conta a história cultural da cidade.
Com um espaço arborizado, a Praça Coronel Bertaso possui bancos, jogos de mesa, parque infantil e uma fonte iluminada com jato d’água.
Além disso, há um painel histórico na Praça Coronel Bertaso que conta uma parte da história da cidade.
A Galeria de Artes também está localizada na Praça Coronel Bertaso e periodicamente recebe diversos artistas locais e regionais.
Museu Antônio Selistre de Campos
O Museu Antônio Selistre de Campos também é um dos principais cartões postais da cidade catarinense e por isso está presente em nosso texto.
Isso porque, o prédio do museu abrigava a antiga prefeitura de Chapecó. Contudo, o prédio foi tombado como patrimônio histórico e cultural do local e se tornou o Museu Antônio Selistre de Campos, sendo o primeiro museu criado em Chapecó na década de 1970.
O Museu Antônio Selistre de Campos conta com um acervo de 150 peças arqueológicas, cestarias, cerâmicas, flechas e artefatos, entre outros resquícios históricos.
Antes de os imigrantes do Rio Grande do Sul chegarem a Chapecó, a cidade era povoada por povos indígenas que ocupavam o território chapecoense.
Além disso, de acordo com historiadores, entre seis e dez mil anos atrás, grupos de coletores e caçadores já habitavam no local catarinense.
O Museu Antônio Selistre de Campos recebeu esse nome em homenagem ao juiz Antônio, que era dono de boa parte do acervo do museu. Além disso, o juiz era considerado precursor das discussões sobre causas indígenas na região.
Átrio Daví Barela Dávi
A Átrio Daví Barela Dávi não poderia faltar aqui. Em homenagem a um dos maiores lutos da cidade, uma tragédia envolvendo o time chapecoense em 2016 na Colômbia.
Então, o Átrio Daví Barela Daví foi construído próximo à Arena Condá de Chapecó. Com um mural chamado “O Gol Eterno” de 15 metros de altura e 14 metros de comprimento, que eternizou todos os jogadores do time de Chapecó de 2016.
Além disso, próximo ao chamado Gol Eterno, está localizada a “Cápsula do Tempo” uma estrutura que guarda cartas do mundo todo em apoio ao povo chapecoense e colombiano.
O centro do átrio conta com uma fonte de água esculpida em alto relevo do mapa da América do Sul, onde dois pontos marcam a cidade de Chapecó e a de Medellín.
Além disso, ao redor da fonte, 71 luzes verdes e 71 pequenas quedas d’água simbolizam todas as vítimas da tragédia.
Trilha do Pitoco
A Trilha do Pitoco é outro ponto turístico presente na cidade catarinense. Para quem quer aprofundar o contato com a natureza em Chapecó, vale a pena conhecer a Trilha do Pitoco, no distrito de Goio-Ên.
O percurso tem cerca de 2,5 quilômetros, com uma intensidade considerada moderadamente elevada. A viagem total de ida e volta leva cerca de três horas.
No caminho, o turista verá seis lindas cachoeiras. A primeira tem cerca de cinco metros de comprimento, ao contrário da última, que cai de uma altura de 50 metros.
Apesar de um restaurante estar sendo construído no local, atualmente não há opções para refeições. Portanto, certifique-se de levar algumas frutas e lanches de casa, além de água. Mas, lembre-se sempre de recolher todos os lixos para manter a trilha limpa.
Ecoparque
O Ecoparque é a última dica de ponto turístico do nosso Guia Completo, mas não deixa a desejar. Se você gosta de entrar em contato com a natureza, correr ou praticar algum esporte ao ar livre, essa é a opção ideal para você.
Isso porque, localizado em frente ao 2° Batalhão da Polícia Militar (BPM), o Ecoparque possui uma área de 2,5 mil metros, o que equivale a oito campos de futebol.
Desse modo, a área verde formada por eucaliptos e árvores nativas é ideal para se desligar da loucura do dia a dia sem sair da cidade.
Além disso, o Ecoparque possui parque infantil, bancos e áreas de convivência. Por fim, vale dar uma conferida no Ecoparque à noite, pois ele fica bem iluminado.
Onde ficar em Chapecó
Aqui no Cupomzeiros já tem um artigo com os melhores hotéis em Chapecó, contudo, vamos listar os principais hotéis da cidade. Confira!
Slaviero Chapecó
O Slaviero Chapecó está no topo da nossa dica de hospedagem do guia completo. Isso porque, esse maravilhoso hotel foi avaliado pelos hóspedes com nota 9/10 no Booking.com por oferecer uma hospedagem sofisticada e aconchegante.
Além disso, o buffet de café da manhã já está incluso na hospedagem. Por fim, os quartos do Slaviero Chapecó contam com ar condicionado, frigobar e TV de tela plana.
Outra vantagem do hotel é que ele dispõe de uma academia completa e equipada para você manter sua rotina de exercícios físicos em dia.
Hotel Bertaso
Ocupando o segundo lugar da nossa lista de dicas de onde ficar está o Hotel Bertaso. Ideal para quem não abre mão do design clássico, luxuoso e elegante. Isso porque o hotel possui arquitetura e decoração clássicas em todo o edifício.
A grande vantagem deste hotel é que ele está localizado no centro de Chapecó, o que é ideal para conhecer toda a cidade sem precisar se preocupar com automóvel.
Além disso, o Hotel Bertaso oferece quartos com serviço de quarto, ar condicionado, TV a cabo e frigobar.
Hotel Lang Palace
O Hotel Lang Palace também está presente entre as melhores hospedagens. Isso porque, o hotel é considerado um dos melhores hotéis da cidade.
Com academia, estacionamento gratuito, restaurante e café da manhã incluso na hospedagem, você tem acesso a uma das melhores opções de hospedagem.
Além disso, com o Hotel Lang Palace você pode relaxar na sauna, ou na piscina enquanto bebe um dos deliciosos drinks do bar do hotel. Todos os quartos contam com ar condicionado, TV e frigobar.
ibis Chapecó
O ibis Chapecó também é uma das melhores opções de hospedagem e por isso está presente entre as melhores hospedagens. É ideal para quem gosta de um design mais moderno e sofisticado e ao mesmo tempo sustentável.
Todos os quartos do ibis Chapecó possuem ar-condicionado, frigobar e TV. Além disso, o hotel oferece café da manhã gratuito aos seus hóspedes e oferece recepção 24 horas com guarda-volumes e serviço de câmbio.
Mogano Premium
Com nota 8,8/10 no Booking.com, o Mogano Premium não poderia ficar de fora da lista dos melhores hotéis de Chapecó.
Isso porque o hotel conta com um restaurante com cardápios deliciosos e uma academia superequipada para manter você em uma rotina saudável.
Outra vantagem do Mogano Premium é que ele está localizado a apenas 800 metros do centro da cidade, facilitando muito a sua locomoção.
Todos os quartos têm ar condicionado, TV de tela plana, telefone e mesa de trabalho. De referir ainda que o café da manhã já está incluído no preço da estadia.
Tri Hotel Chapecó
Todos os quartos deste hotel estão equipados com ar condicionado, televisão de tela plana e cofre para maior segurança. Alguns quartos têm até micro-ondas. Outra vantagem do Tri Hotel Chapecó é que oferece café da manhã incluso no preço da estadia.
Por fim, com nota 8,9/10 no Booking.com, o preço de 4 noites para um casal em Tri Chapecó está em torno de R$ 976,00.
Onde comer em Chapecó
É claro que no nosso Guia não poderia faltar uma lista com as melhores opções de restaurantes e bares em Chapecó. Conheça agora os melhores lugares para comer e beber com as pessoas que ama.
Cantina Galpão
A Cantina Galpão fica localizada na Av. República Argentina, 1700 e é um dos restaurantes mais conhecidos em Chapecó.
Isso porque, o restaurante oferece deliciosas comidas, com uma grande variedade, além de eles oferecerem sobremesa e café como cortesia da casa.
Além disso, o local é bastante aconchegante, com ar condicionado e excelente estrutura. Vale a pena dar uma passadinha para conferir!
O horário de funcionamento da Cantina Galpão é de Segunda a Sábado das 11:00 às 14:00 – 18:00 às 23:00 e aos domingos das 11:00 às 14:00.
Amosim
O Restaurante Amosim também não poderia ficar de fora!
Isso porque, o Amosim é referência quando o assunto é comida saborosa e saudável em Chapecó.
Além disso, uma das principais vantagens do restaurante é que além de os pratos serem saborosos e saudáveis, eles também possuem valor acessível com excelente custo benefício.
Por fim, o restaurante fica localizado na Avenida Fernando Machado D256 e o horário de funcionamento é de segunda a sábados das 11:30 as 22:00.
Ah, vale mencionar que o restaurante é Pet Friendly e você pode saborear uma comida com seu melhor amigo nas mesas da área externa do restaurante.
Demais, né?
Vino & Tigelle
Localizado na R. Benjamin Constant, 53 o restaurante Vino & Tigelle é um sucesso na região, e por isso está presente no nosso guia.
Isso porque, o restaurante é conhecido pela diversa carta de vinhos oferecidos, além dos pratos e massas deliciosos que a casa oferece.
Dessa forma, se você é fã de vinho, não pode ficar de fora dessa! O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 10:00 as 23:00.
Deconte Pizzeria Napoletana
Para os fãs de pizza, calma, a gente não esqueceu de vocês!
Inclusive, trouxemos uma das melhores pizzarias de Chapecó no nosso guia completo para você não deixar de aproveitar aquela pizza saborosa em sua viagem.
A pizzaria é destaque pelo ambiente aconchegante, moderno e sofisticado, além de claro, deliciosas pizzas.
Além de pizzas saborosas, a Deconte Pizzeria Napoletana é bastante conhecida em Chapecó pelas deliciosas sodas italianas que fazem um sucesso com o público.
Portanto, vale a pena dar uma passadinha! Localizada na Av. Nereu Ramos E, 595, o horário de funcionamento da pizzaria é de terça a domingo das 18:30 as 22:30.
Quando ir?
Essa dúvida é bastante frequente e por isso, nós do Cupomzeiros, não poderíamos deixar este tópico de fora do nosso Guia Completo de Chapecó.
Se você não gosta muito de frio, o ideal é conhecer a cidade entre maio a outubro, isso porque em julho e agosto a temperatura cai bastante em Chapecó.
Mas, por outro lado, se você não se importa com o “friozinho” da cidade, pode conhecê-la a qualquer momento do ano.
Quantos dias ficar?
Essa é uma outra dúvida bastante frequente que nós vamos responder aqui no Guia Completo de Chapecó.
Bom, a boa notícia é que você consegue conhecer todos os pontos turísticos da cidade com tranquilidade em apenas 4 dias.
Contudo, caso você queira conhecer um pouco mais Chapecó e aproveitar as cidades regionais, o ideal é ficar 6 dias na cidade.
Como chegar?
Avião: Se você quiser ir para Chapecó de Avião, saiba que a cidade conta com o Aeroporto Municipal Serafin Enoss Bertaso que opera com as companhias Azul Linhas Aéreas, Gol e LATAM.
Ônibus: Para chegar em Chapecó de ônibus, saiba que a rodoviária da cidade se concentra no centro, o que facilita o desembarque.
Além disso, a rodoviária possui linhas para todas as cidades catarinenses e as principais cidades brasileiras.
Carro: Curitiba BR-153 (479,9 km); Florianópolis BR-282 (555,6 km); Porto Alegre BR-386 (454,0 km).
Perguntas Frequentes
Tem praia em Chapecó?
Não, a cidade catarinense não possui praia, mas possui um balneário de águas famoso na região, o Estância das Águas.
Isso porque, o balneário possui boa infraestrutura para receber os turistas, 5 piscinas, toboáguas, lago para pesca, playground, quadra poliesportiva, área arborizada com trilhas, churrasqueiras, restaurante, lanchonete, hotel e camping.
Qual a economia de Chapecó?
As principais atividades econômicas do município são a agricultura, indústria, madeira e pecuária, tornando Chapecó um dos municípios com maior população, PIB e IDH de Santa Catarina.
Curiosidades de Chapecó
Localização estratégica: Chapecó é um ponto estratégico para negócios além-fronteiras, no sul do Brasil. Isso porque ela está localizada entre muitas rodovias federais e estaduais. Além disso, fica próximo a vários países do Mercosul, como a Argentina, que fica a menos de 160 km de distância.
Cidade centenária: O nome da cidade (originalmente Kaingang) fundada em 1917 por Ernesto Francisco Bertaso tem várias interpretações: “chapéu alto”, “chapéu feito de cipó” e “pôr chapéu”.
A colonização começou com imigrantes alemães e italianos e cavaleiros paulistas que utilizavam a região como rota para o comércio de gado. Com o aumento da pecuária, surgiu a possibilidade de abrir uma estrada que ficou conhecida como “Caminho das Missões”.
A grande circulação de tropeiros que se criou foi responsável pela criação dos primeiros núcleos residenciais e com isso começou a surgir Chapecó.
Preservação natural: Chapecó oferece uma das melhores infra-estruturas turísticas da região. Fica perto de balneários, possui muitas paisagens naturais no vale do rio Uruguai e sítios arqueológicos que revelam os mistérios das civilizações indígenas.
A cachoeira do Alto Capinzal, a Floresta Nacional de Chapecó e a cachoeira e gruta Sede Trentin também merecem uma visita.
Além das belezas naturais, vários locais da cidade seguem as tradições gaúchas. Um exemplo é o marco da cidade e o cartão postal: o monumento “O Desbravador”.
Cidade festiva: Chapecó também se destaca por suas festas, feiras e exposições que promovem a cultura e o turismo da região e atraem visitantes de todo o Brasil e até do mundo.
Alguns eventos típicos e populares são: Festa da Colonização Italiana, Würstfest (embutidos), EFAPI (Feira Agrícola, Industrial e Comercial de Chapecó), Rodeio Crioulo e Artístico Interestadual e Mercoagro (Feira Internacional de Processamento e Industrialização de Carnes).
Depois de ver as novidades, é impossível não se emocionar com a visita a Chapecó. Mas não se esqueça de planejar bem para que a viagem seja a melhor possível!